Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recuo

Confiança do empresário tem maior queda desde 1999, diz CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 46,4 pontos em julho, abaixo da linha dos 50 pontos, o que indica desconfiança

A confiança dos empresários brasileiros teve a quarta queda consecutiva em julho e atingiu o pior patamar da série histórica que começou em 1999, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 18, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 46,4 pontos em julho, abaixo da linha dos 50 pontos, o que indica desconfiança dos executivos consultados na pesquisa.

O resultado de julho mostra uma retração de 1,1 ponto na comparação com o mês anterior e, desde março, o índice acumula um recuo de 6,1 pontos. Na comparação com julho do ano passado, a queda foi de 3,5 pontos.

A CNI aponta que a falta de confiança tornou-se mais intensa e disseminada pela indústria. A indústria de transformação mostrou índice de 45,6 pontos e a de construção, de 47,7 pontos. A indústria extrativa ficou com 50 pontos, exatamente na linha entre a confiança e a falta de confiança. No setor de transformação, das 28 áreas pesquisadas, apenas três se mostraram confiantes: bebidas, farmacêuticos e manutenção e reparação.

O índice pesquisado pela CNI considera as avaliações do empresariado sobre as condições atuais e futuras. Em relação às condições do momento, o índice de confiança foi de 32,2 pontos para a avaliação da economia brasileira e de 40,7 pontos sobre a própria empresa. Quanto ao futuro, os índices são de 42,8 pontos para a economia brasileira e de 54,6 pontos para a empresa. Os indicadores variam de 0 a 100. Os números abaixo de 50 indicam expectativa pessimista e acima, otimista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.