Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Consumidor já pode bloquear ligações de telemarketing em telefones

Serviço do Procon-SP vale tanto para fixos quanto celulares. Cadastro para bloqueio pode ser feito na página da entidade na internet

Os consumidores paulistas que não quiserem mais receber ligações de telemarketing podem cadastrar a partir desta sexta-feira seus telefones - tanto fixos quanto celulares - no site da Fundação Procon. O bloqueio do telefone precisa ser feito pelo titular da linha, que deve informar seu CPF, RG e endereço.

Após 30 dias da inscrição, as empresas ficam proibidas de ligar, a não ser que tenham autorização por escrito. As empresas que desobedecerem a determinação poderão pagar multa que varia de R$ 212 a R$ 3,1 milhões.

"A legislação fortalece o poder de escolha do consumidor. Quem não deseja receber ofertas de produtos e serviços agora passa a ter a opção de não ser incomodado em seus telefones. Já quem gosta não precisa fazer o cadastro", afirma o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

Para ter acesso aos telefones bloqueados pelos consumidores, as empresas também terão de se cadastrar no site do Procon. O registro não é obrigatório, mas, segundo o secretário estadual de Justiça, Luiz Marrey, a negativa poderá ser entendida como um "indício de resistência à lei". "O fato de a empresa não se cadastrar não a libera de cumprir a lei", afirmou o secretário.

Questionado sobre se facultar o registro às empresas não poderia significar uma brecha para o descumprimento da lei, Marrey respondeu que a regra valerá para todos e que cada empresa terá a responsabilidade de se informar sobre os números bloqueados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.