Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copa 2006

Com gol nos acréscimos, Alemanha vence a Polônia

Com gol aos 45 minutos do segundo tempo, a Alemanha venceu a Polônia por 1 a 0, em Dortmund, pelo Grupo A, e praticamente garantiu a classificação para às oitavas-de-final da Copa do Mundo. Para confirmar a vaga, os anfitriões torcem agora por um tropeço da Costa Rica diante do Equador, quinta-feira, às 10h, em Hamburgo.

Na rodada final da fase de classificação, os alemães enfrentam os equatorianos, dia 20 de junho, às 11h, em Berlim, no confronto que poderá decidir quem ficará com o primeiro lugar da chave. O objetivo é evitar um possível encontro com a Inglaterra logo na segunda fase do Mundial.

Já a Polônia dá adeus ao sonho da classificação e, de quebra, não consegue quebrar a escrita de nunca ter vencido a Alemanha em torneios internacionais e amistosos. Agora, são 11 derrotas e apenas cinco empates.

Boruc salva, mas pressão dá resultado no final

Com a Polônia totalmente recuada, a Alemanha encontrou dificuldade em trabalhar a bola e chegar ao campo de ataque. A primeira boa oportunidade surgiu aos 9 minutos, em uma jogada individual de Ballack. O meia driblou um adversário pela esquerda e deu ótimo passe a Klose. Livre de na área, o atacante bateu e o goleiro Boruk fez ótima defesa.

Apesar de os poloneses esboçarem uma reação, sobretudo pela boa movimentação do trio formado por Jelen, Zurawski e Smolarek, foram os alemães que quase marcaram aos 20. Lahm fez o levantamento da esquerda, Klose apareceu entre os zagueiros, mas cabeceou para fora, muito próximo da trave.

Tendo maior posse de bola, os anfitriões continuaram insistindo pelo lado esquerdo e desperdiçaram a melhor oportunidade de abrir o placar aos 45 minutos. Após linda triangulação pelo setor, Podolski recebeu de Lahm na entrada da pequena área e, na saída de Boruc, chutou errado para sorte da defesa adversária.

Na volta do intervalo, as seleções pouco mudaram a maneira de atuar. Nitidamente jogando pelo empate, a Polônia abusava dos lançamentos longos, que eram facilmente cortados pelo rival. A Alemanha assustou aos 19, novamente com Klose. Após cobrança de falta de Frings na barreira, o atacante pegou o rebote na área e soltou a bomba para nova defesa de Boruc.

Depois da expulsão do volante Sobolewski, os anfitriões foram para cima e pararam em ótimas defesas do goleiro. Aos 34, Lahm arriscou e Boruc espalmou. Neuville pegou o rebote e bateu forte para nova linda intervenção do camisa 1. Depois minutos depois, a trave salvou Polônia duas vezes. Klose aproveitou cruzamento e carimbou o travessão de cabeça. Na sobra, Ballack encheu o pé, mas a bola novamente não entrou.

Quando a partida parecida decidida, Neuville salvou os donos da casa. Ele aproveitou cruzamento da direita e entrou de carrinho para marcar e garantir a vitória.

ALEMANHA 1 X 0 POLÔNIA

Veja como foi o lance a lance da vitória alemã

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.