Holanda e Costa do Marfim, seleções que se vestem de cor laranja e só marcaram um gol em suas estréias nesta Copa do Mundo, se enfrentam nesta sexta-feira, dia 16 de junho, em Stuttgart. A Gazeta do Povo Online faz o acompanhento em tempo real.
Os africanos, derrotados por 2 a 1 para a Argentina, até que pressionaram os adversários no final do jogo, mas ainda lutam por uma vitória na primeira participação em Mundiais, e correm o risco de serem eliminados em caso de derrota. Já os holandeses, que venceram a Sérvia e Montenegro por 1 a 0, mas ainda ficaram devendo uma atuação convincente, querem evitar depender do clássico contra os argentinos, na última rodada, para se classificarem.
A Holanda, do técnico Marco van Basten, chega à partida sabendo que terá pela frente um forte adversário que deu muito trabalho à Argentina na primeira rodada. A força física, a velocidade e a habilidade são os pontos fortes da equipe africana comandada pelo francês Henri Michel.
O treinador da Holanda disse que se seu time jogar o que sabe é franco favorito, mas também afirmou que os holandeses devem ser mais competitivos do que na estréia contra a Sérvia Montenegro.
- Vi alguns jogos da Costa do Marfim. É uma equipe que muda muito as suas escalações e é muito competitiva - declarou Van Basten, que disse não ter pensado em adotar uma marcação especial sobre o artilheiro Didier Drogba.
Segundo o treinador, a Holanda deve se preocupar em fazer seu jogo, para se aproveitar de sua melhor condição técnica. Além disso, deve ser considerado o fato de a equipe européia estar há treze partidas invicta e não tomar gol há dez confrontos.
A Holanda não deve realizar mudanças na sua escalação com relação à última partida, pois o goleiro Edwin van der Sar se recuperou de um problema muscular e estará em campo, chegando ao jogo de número 111 pela seleção, igualando assim o recorde do zagueiro Frank de Boer.
Se a Holanda não faz mudanças, o treinador Henri Michel já decidiu que, após a derrota inicial para a Argentina, Bonaventure Kalou sairá para dar lugar a Arouna Dindané na equipe da Costa do Marfim.
Kalou afirmou que apesar da derrota para a Argentina, surgiu no seu país uma corrente de euforia inédita.
- As grandes expectativas que existiam deviam ter diminuído. Está claro que a Holanda tem uma equipe melhor que a da Costa do Marfim, uma estreante em Copas - diz Kalou.
A Costa do Marfim, única seleção na qual todos os jogadores atuam em campeonatos estrangeiros, promete armar um esquema ofensivo.
HOLANDA x COSTA DO MARFIM
Local: Gottlieb-Daimler Stadium, em StuttgartHorário: 13h (de Brasília)Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)Assistentes: Fernando Tamayo (Colômbia) e Marco Rodriguez (Colômbia)
HOLANDAVan der Sar; Heitinga, Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, Sneijder e Cocu; Van Persie, Van Nistelrooy e RobbenTécnico: Marco van Basten
COSTA DO MARFIMTizié; Emmanuel Eboué, Kolo Touré, Boka e Méité; Zokora, Kanga Akalé, Yaya Touré e Arouna Dindané; Keita e DrogbaTécnico: Henri Michel



