Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Suado

Holanda vence duelo laranja e vai às oitavas

A Holanda está nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Com gols de Van Persie e Van Nistelrooy, a seleção européia derrotou a Costa do Marfim por 2 a 1. Bakary Kone marcou para os africanos, que não têm mais chances de classificação. Na rodada final do Grupo C, a Holanda encara a Argentina, na próxima quarta-feira, em Frankfurt, em jogo que vale o primeiro lugar. A Costa do Marfim cumpre tabela no mesmo dia contra Sérvia e Montenegro, em Munique.

A seleção africana começou melhor, buscando o ataque e controlando a posse de bola. Mas pecava no último passe. Aos 21 minutos, Eboue invadiu a área e foi puxado por Van Bronckhorst, mas o árbitro colombiano Oscar Ruiz considerou o lance normal. Os holandeses pareciam assustados em campo, mas uma boa jogada individual de Van Persie mudou o panorama do jogo. Ele arrancou em velocidade e só foi parado com falta por Kolo Toure na entrada da área. O próprio Van Persie cobrou com um chute forte e colocado para fazer 1 a 0 Holanda, aos 22 minutos. Pouco depois, aos 26, Robben deixou Van Nistelrooy cara a cara com o goleiro Tizie, e o artilheiro finalizou com perfeição para ampliar a vantagem: 2 a 0.

Apesar da desvantagem, a Costa do Marfim seguiu com bom toque de bola no meio-campo. Zokora quase diminuiu aos 32, acertando o travessão em chute forte de fora da área. Cinco minutos depois, Bakary Kone fez fila no meio campo e soltou um balaço da entrada da área. A bola entrou no ângulo superior direito do gol de Van der Sar: 2 a 1.

No segundo tempo, a Holanda melhorou bastante a marcação no meio-campo, dificultando as coisas para o ataque marfinense. Os europeus tiveram grande oportunidade de fazer o terceiro gol com Robben, que penetrou pela esquerda e chutou para boa defesa de Tizie. O técnico Marco van Basten resolveu reforçar ainda mais a marcação tirando Van Nistelrooy para a entrada de Landzaat. Nos quinze minutos finais, a Costa do Marfim pressionou em busca da igualdade e, aos 32, Drogba quase empatou o jogo numa cabeçada, mas Van Persie tirou a bola com o peito em cima da linha. Aos 35, Yapi Yapo bateu rasteiro de fora da área e Van der Sar defendeu com segurança para carimbar o passaporte holandês para as oitavas-de-final.

HOLANDA 2 x 1 COSTA DO MARFIM

Local: Gottlieb-Daimler Stadium, em Stuttgart Horário: 13h (de Brasília) Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia) Assistentes: Fernando Tamayo (Colômbia) e Marco Rodriguez (Colômbia)

Cartões amarelos: Zokora, Drogba, Boka (Costa do Marfim), Robben, Van Bommel (Holanda) Cartões vermelhos: Gols: Van Persie, aos 22, Van Nistelrooy, aos 26, Bakary Kone, aos 37 minutos do primeiro tempo;

HOLANDA Van der Sar; Heitinga (Boulahrouz), Ooijer, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, Sneijder (Van der Vaart) e Cocu; Van Persie, Van Nistelrooy (Landzaat) e Robben Técnico: Marco van Basten

COSTA DO MARFIM Tizie; Emmanuel Eboue, Kolo Toure, Boka e Meite; Zokora,Yaya Toure, Bakary Kone (Arouna Dindane) e Arouna Kone (Akale); Romaric (Yapi Yapo) e Drogba Técnico: Henri Michel

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.