
A compra de produtos pela internet pode ser um importante recurso para os filhos que estão sem tempo para enfrentar o movimento no comércio na hora de comprar o presente do Dia do Pais, data que será comemorada no próximo domingo. Esta também pode ser uma boa opção para quem está longe e não pode entregá-lo pessoalmente. Mas, antes de optar pela comodidade do presente comprado on-line, é importante que o consumidor fique atento ao sistema de troca de produtos neste tipo de compra. Assim como as lojas convencionais, o comércio eletrônico não é obrigado a substituir uma mercadoria, a não ser que ela não apresente problemas. "A troca é uma liberalidade das lojas, só é obrigatória se o produto for defeituoso", afirma a coordenadora estadual do Procon Paraná, Ivanira Pinheiro.
Mesmo não sendo obrigados, no entanto, os grandes sites de compra costumam oferecer ao cliente a comodidade da troca de produtos que não serviram ou não agradaram. Porém, da mesma forma como acontece nas lojas convencionais, não há uma determinação na lei sobre como deve ser realizada a substituição desses produtos.
A diferença entre o comércio normal e o eletrônico, portanto, é o tempo que isso pode demorar a ocorrer. Enquanto no convencional a troca é realizada no ato, na compra pela internet o consumidor tem de enviar o produto de volta e aguardar o substituto. Vale lembrar que as lojas eletrônicas só trocam a mercadoria por outra se o produto original estiver em perfeito estado e sem indícios de uso. Os sites têm até 30 dias, após o recebimento do produto, para fazer a análise da mercadoria, realizar a substituição e enviar o novo produto ao comprador.
Nem sempre o consumidor precisa optar pelo novo produto no momento da solicitação de troca. O Submarino, maior site de vendas on-line do Brasil, por exemplo, oferece um vale trocas que chega ao comprador por correio, que corresponde ao valor da mercadoria devolvida, com o qual o cliente pode adquirir um novo item do site. O vale chega após o comprador seguir todo o procedimento de troca ou devolução da loja. O processo da Submarino é o mesmo da maioria das empresas eletrônicas. Após entrar em contato com a central de atendimento, o cliente posta o produto a ser substituído para a loja, que irá avaliar as condições da mercadoria e depois fazer a substituição.
O prazo para o consumidor solicitar uma nova mercadoria varia de uma empresa para a outra, mas na maior parte delas esse período é de sete dias após a data de recebimento do produto. é o caso das lojas Pontofrio.com e Sacks, por exemplo. O tempo é o mesmo que o garantido por lei para a desistência de compras feitas fora do ambiente comercial.



