Antes pressionada pela desconfiança de seu próprio torcedor, a Alemanha tem nesta quarta-feira a chance de finalmente ficar em paz na luta por seu quarto título mundial. Uma simples vitória sobre a Polônia, às 16h, no Westfalenstadion, em Dortmund, praticamente coloca os anfitriões nas oitavas-de-final da Copa do Mundo.
Para se classificar, os alemães precisam de mais um resultado positivo, e que a Costa Rica não vença o Equador, na quinta-feira, em Hamburgo, também pelo Grupo A. Caso a equipe caribenha derrote os sul-americanos, a Alemanha jogará por um simples empate na rodada final, frente aos equatorianos, dia 20, em Berlim.
A seu favor, a Alemanha conta com o tabu de nunca ter perdido para os poloneses (leia o histórico do confronto). Para melhorar, a principal estrela da seleção está confirmada como titular. O meia Michael Ballack se recuperou de um problema muscular na panturrilha direita e volta à equipe.
- Ele é nosso capitão, nossa locomotiva. Mesmo assim, precisamos ter cuidado com o adversário. Um boxeador golpeado ainda é perigoso ressalta o técnico Jürgen Klinsmann, que escalou o armador na vaga de Borowski. Esta, aliás, será a única alteração em relação ao time que bateu a Costa Rica por 4 a 2, sexta-feira passada, na abertura da competição.
Já a Polônia necessita desesperadamente de uma vitória para não dar adeus ao Mundial na primeira fase, assim como aconteceu na edição de 2002. Após a derrota por 2 a 0 para o Equador, os jogadores fizeram uma reunião sem a presença do técnico Pawel Janas, que estaria sendo pressionado a fazer algumas modificações na equipe pelo presidente Federação Polonesa de Futebol, Michal Listkiewicz.
- Recebo conselhos da comissão técnica, mas o treinador sou eu, e tomarei a decisão final. Nenhum técnico desta Copa revela a escalação antes da hora, e ninguém ouvirá mais detalhes de mim afirma Janas.
Uma das possíveis alterações é a entrada do atacante Jelen no lugar do meia Szymkoviak. Assim, Zurawski atuaria mais recuado na armação das jogadas. Outro jogador de criação, Kosowski, está recuperado de um problema na perna direita, mas ficará novamente como opção no banco de reservas.
ALEMANHA X POLÔNIA
Local: Westfalenstadion, em Dortmund (Alemanha)Horário: 16h (de Brasília)Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha), auxiliado por Victoriano Giraldez Carrasco (Espanha) e Pedro Medina Hernandez (Espanha).
ALEMANHA - Lehmann, Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schneider, Frings, Ballack e Schweinsteiger; Klose e Podolski. Técnico: Jürgen Klinsmann.
POLÔNIA - Boruc, Bak, Baszczynski e Jop; Sobolewski, Krzynowek, Radomski, Zurawski e Zewlakow; Jelen e Smolarek. Técnico: Pawel Janas



