MUNIQUE, Alemanha - Sob a benção de Alá, Tunísia e Arábia Saudita estréiam na Copa do Mundo nesta quarta-feira, dia 14 de junho, às 13h (horário de Brasília), no Fifa World Cup Stadium, na cidade de Munique, em jogo válido pelo grupo H.
Arábia Saudita e Tunísia, ambos países islâmicos, também têm diversas semelhanças no futebol. Os dois estão disputando o maior torneio de futebol pela quarta vez. A Tunísia estreou em Copa do Mundo em 1978, a Arábia Saudita, em 1994. As duas seleções fizeram nos anos iniciais suas melhores campanhas até aqui, terminando a competição na mesma colocação, o nono lugar. Em 2002, as seleções não realizaram boa campanha: a Tunísia ficou em 22º, e a Arábia, em 32º.
O francês Roger Lemerre, técnico da Tunísia, assumiu o comando há quatro anos, trazendo na bagagem o título Mundial de 1998, que venceu como auxiliar-técnico da França. Nas eliminatórias, a Tunísia ganhou seis jogos e empatou três, sofrendo apenas uma derrota. Em seu melhor jogo desde 2002, o time africano bateu o Malaui por 7 a 0.
O treinador montou a base do seu time com os veteranos de 98, além da inclusão do brasileiro naturalizado tunisiano, Francileudo dos Santos, artilheiro do time com 17 gols. Apesar a contusão do jogador no período de preparação, Lemerre conta com ele para manter o país como a mais experiente e melhor seleção africana na Alemanha.
Já o sauditas, que vão disputar seu quarto Mundial consecutivo, fizeram uma campanha invejável nas eliminatórias, terminando invictos. Em 12 partidas disputadas, conquistaram 10 vitórias e dois empates e chegam ao Mundial com um saldo de 22 gols (24 a favor, contra 2 contra). Apesar dos bons resultados, a Arábia sofreu consecutivas crises com seus comandantes. Foram três técnicos até que o brasileiro Marcos Paquetá assumisse a seleção ao fim de 2004.
Mesmo tendo ido muito bem nas eliminatórias, o objetivo do técnico é apagar a péssima trajetória da Copa de 2002, quando os sauditas saíram na primeira fase sem vencer nenhuma partida e ainda amargaram a maior derrota de sua história: 8 a 0 para a Alemanha. Para isso, o técnico conta com o atacante Sami Al Jaber, craque do time, e considerado o "Ronaldinho Gaúcho das Arábias".
TUNÍSIA X ARÁBIA SAUDITA
Local: Fifa World Cup Stadium, MuniqueHorário: 13h (horário de Brasília)Árbitro: Mark Shield (Austrália) Auxiliares: Nathan Gibson e Ben Wilson (Austrália)
TUNÍSIABoumnijel, Trabelsi, Jaidi, Haggui e Jemmali; Namouchi, Mnari, Chedli e Bouazizi; Jaziri e Chikhaoui Técnico: Roger Lemerre
ARÁBIA SAUDITAAl-Deayea, Tukar, Sulimani, Al-Montashari e Dokhi; Al-Khariri, Ameen, Noor e Al-Shlhoub; Al-Jaber e Al-Kahtani Técnico: Marcos Paquetá



