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Consumidores formavam fila em frente a loja da Best Buy em Montebello, na California, nesta quarta-feira (21, a dois dias da Black Friday | AFP PHOTO / Frederic J. BROWN
Consumidores formavam fila em frente a loja da Best Buy em Montebello, na California, nesta quarta-feira (21, a dois dias da Black Friday| Foto: AFP PHOTO / Frederic J. BROWN

Os consumidores norte-americanos gastarão entre 3% e 4% a mais este ano com relação a 2011 em suas compras de final de ano, de acordo com um estudo da Federação de Consumidores dos Estados Unidos (CFA), publicado nesta quarta-feira (21), que destaca ao mesmo tempo a ampliação da brecha entre ricos e pobres. Dois dias antes do "Black Friday", que marca o início da temporada de compras de final de ano, já há consumidores formandfo filas em frente às lojas.

A pesquisa da CFA e da Associação Nacional de Bancos Cooperativos (CUNA) mostrou que "as vendas aumentarão entre 3% e 4%" em 2012, sendo este o quarto incremento consecutivo após uma forte queda em 2008.

De acordo com a pesquisa, 12% das pessoas consultadas disseram que pretendem gastar mais, contra 8% no ano anterior, e 38% dos consultados afirmou que gastaria menos, em comparação com 41% de 2011.

A porcentagem de pessoas que considera que sua situação financeira melhorou, aumentou de 19% a 24% em um ano, enquanto que a porcentagem dos que acreditam que sua situação piorou recuou de 37% a 33%.

Ao mesmo tempo, a brecha entre ricos e pobres cresceu, segundo o estudo. Nesse sentido, 45% da população com baixa renda crê que sua situação piorou, frente a 21% que pensa o contrário. Como contrapartida, 30% das pessoas com alta renda crê que sua situação financeira melhorou, contra 23% que afirma o oposto.

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