O consumo de energia elétrica atingiu, em fevereiro, o nível mais alto nos últimos dez anos. No segmento de baixa tensão, referente aos consumidores residenciais e comerciais, a alta foi de 14,6% em relação ao mesmo mês do último ano. Os dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal, são um novo alerta para o setor, que opera no limite da capacidade de geração de energia.
De acordo com o levantamento da EPE, o consumo total em fevereiro subiu 8,6% em relação a fevereiro de 2013, chegando a 41.403 gigawatts-hora (GWh). Na área industrial, a alta foi de 1,4%. No acumulado do bimestre, o consumo ultrapassou 81 mil GWh, com avanço de 6,8% ante igual período do ano anterior.
Para atender à demanda, todas as usinas termelétricas estão em operação, representando cerca de 28% do total da energia produzida. A situação nos reservatórios também é crítica. O nível de água no Sudeste/Centro Oeste chegou a 36,9%, segundo a ONS.



