Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automóveis

Contratação de montadoras perderá ritmo

Por outro lado, indústria automotiva nacional espera fechar o ano com produção recorde de 3,4 milhões de veículos

Veja o crescimento de empregos na indústria automobilística nos últimos anos |
Veja o crescimento de empregos na indústria automobilística nos últimos anos (Foto: )

A indústria automotiva deve reduzir o ritmo de contratações nos próximos meses, de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfa­vea), Cledorvino Belini. Segun­do os dados divulgados ontem pela entidade, o setor empregava ao fim do mês passado 132.165 funcionários, considerando aqueles que trabalham também em fabricantes de máquinas agrícolas.Esse é o melhor nível desde 1990, quando as montadoras tinham cerca de 138 mil trabalhadores, e ultrapassa o patamar contabilizado em outubro de 2008 (131.717), quando houve o agravamento da crise mundial. "O que faz a mão de obra é o mercado. Não temos previsão de grande alta para o fim do ano. A mão de obra deve ficar estável", disse Belini.

A Anfavea espera terminar 2010 com 3,4 milhões de veículos fabricados. Se o número se confirmar, será o maior patamar já registrado no país e representará um crescimento de 6,5% ante 2009.

Em 2010, as montadoras nacionais fabricaram 13,9% mais veículos na comparação com igual intervalo em 2009, atingindo 1,93 milhão de unidades nos sete primeiros meses do ano. As 290,6 mil unidades fabricadas em julho representam incremento de 2,5% em relação ao mês anterior. O número é 7,1% maior do que o registrado em julho do ano passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.