Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
emprego

Contratações temporárias aumentam, mas efetivações diminuem no Paraná

Crescimento do número de empregos temporários gerados no estado ficou acima da média nacional, no fim de 2009

O comércio de fim de ano motivou a contratação de 9.338 trabalhadores temporários no Paraná em 2009. O número é 10,3% superior ao registrado no mesmo período de 2008 quando foram contratadas 8.465 pessoas no estado. Já a quantidade de efetivações caiu, seguindo a tendência nacional. Em 2009, 2.335 trabalhadores foram efetivados nos empregos temporários criados no Paraná. No ano anterior foram 56 a mais, totalizando 2.391 empregados.

No Brasil, 125 mil pessoas foram contratadas temporariamente para trabalhar no comércio do Natal em 2009. O número é 8,5% superior ao registrado em 2008. Já a quantidade de efetivações, assim como no Paraná, caiu. No ano passado, 31.250 brasileiros foram contratados definitivamente, contra mais 32.200 em 2008.

As mais de nove mil contratações temporárias deixaram o Paraná como o quarto estado que mais contratou no país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os empregos gerados durante o período no Paraná representaram 36,9% do número total de contratações entre os três estados da região Sul e 7,4% do total nacional.

As funções mais solicitadas foram: vendedores, fiscais de loja, empacotadores atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares e analistas de crédito e papai noel. Os dados fazem parte de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.