
A arrecadação com o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ficou abaixo do esperado, segundo o balanço final da Secretaria de Finanças de Curitiba. Até o dia 13 de fevereiro, último dia para o pagamento à vista, 170.944 mil contribuintes 30,15% do total quitaram o tributo. A meta inicial da prefeitura era chegar a 36,5% dos contribuintes, a mesma média histórica dos últimos 12 anos. A queda foi ainda maior se comparada à ao mesmo período de 2012, quando 43,9% dos contribuintes da capital anteciparam o pagamento do ITPU, aproveitando o desconto de 7% concedido no ano passado.
No total, o pagamento em cota única arrecadou R$ 132,2 milhões dos R$ 447 milhões que a prefeitura espera recolher no exercício de 2013. A maioria dos contribuintes optou pelo parcelamento em 10 vezes, de fevereiro até novembro, com vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês, conforme último dígito da indicação fiscal do imóvel, contido no carnê.
A arrecadação menor do que o esperado deve ser mais uma dificuldade para o início da gestão de Gustavo Fruet (PDT) na capital. Desde que assumiu non início do mês passado, ele tem reclamado da falta de dinheiro para o pagamento de dívidas e serviços contratados pela adminsitração anterior. IPVA
Nesta terça-feira (19), encerra último dia para o pagamento do IPVA à vista, com desconto de 5%, para veículos com placa final 7. Na quarta-feira (20) o prazo termina para veículos com placa final 8. Na quinta-feira (21) é a vez das placas final 9 e na sexta-feira (22) encerra o prazo para placas final 0. Em março, ainda será possível efetuar o pagamento à vista, porém, sem a vantagem do desconto. (Confira os prazos na tabela abaixo)
Cidadão que não recebeu carnê do IPTU pode imprimi-lo pela internetOs cidadãos de Curitiba que não receberam em casa durante o mês de janeiro o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) precisam providenciar uma segunda via do documento para pagar o imposto. A guia pode ser obtida pela internet, a partir do site da prefeitura, ou pode ser solicitada pessoalmente. O fato de o contribuinte não ter recebido o carnê não significa que ele estará isento de multas e juros em caso de atraso no recolhimento.
Quem não pagou o IPTU à vista até o dia 13 de fevereiro pode imprimir a segunda via a partir do endereço http://www2.curitiba.pr.gov.br/gtm/iptu/carnet. O documento pode ser obtido na hora. A solicitação também pode ser feita nos núcleos da Secretaria Municipal de Finanças, localizados nas Ruas da Cidadania e no prédio central da prefeitura. O horário de atendimento vai das 8 horas às 17 horas, com distribuição de senhas.
O pagamento fora prazo acarreta juros de 1% ao mês, atualização monetária mensal com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e multa de 0,33% ao dia, limitada a 10%. O pagamento pode ser parcelado em dez vezes, de fevereiro a novembro, com vencimentos entre os dias 11 e 15 de cada mês. Para quem optar por fazer o pagamento com débito em conta corrente, a primeira parcela será debitada no próximo dia 22 de fevereiro.
De acordo com a prefeitura de Curitiba, até o fim de janeiro foram emitidas 570 mil correspondências, enviando carnês de pagamento do IPTU aos contribuintes. Segundo o diretor de IPTU, vinculado à Secretaria Municipal de Finanças, Sérgio Luiz Primo, entre 1% e 1,5% das correspondências não chegaram ao destino, devido a incorreções no endereço.



