• Carregando...

Rio de Janeiro – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) montou um esquema especial para evitar que ocorram problemas de abastecimento de energia elétrica durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, que começa no dia 9 de junho. O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que ocorrerão picos de consumo de energia após os jogos, principalmente nos dias em que as partidas terminarem por volta das 17h45, coincidindo com o horário de ligamento da iluminação pública de algumas regiões do país.

"O sistema foi preparado com muito mais cuidado do que ocorre normalmente para evitar desligamentos devido a variações atípicas de cargas", disse. Ele descartou a possibilidade de "apagão" em razão de aumentos repentinos na demanda de energia.

Para evitar cortes no fornecimento de luz durante a Copa do Mundo, o ONS orientou as concessionárias a não programarem intervenções ou desligamentos durante os jogos. Todas as intervenções previstas em dias de jogos do Brasil deverão ser concluídas quatro horas antes do início da partida.

Segundo Chipp, nos dias de jogos as empresas que prestam serviços no setor de energia deverão aumentar o número de pessoas da equipe de manutenção e de atendentes no "call center" para que em caso de qualquer problema a solução seja rápida.

Pelos cálculos do ONS, a taxa de crescimento de carga elétrica deverá ser bem mais acentuada no fim do jogo do que nos intervalos, principalmente nos dias em que as partidas ocorrerem em dias úteis e começarem às 16 h (dias 13 e 22).

A estimativa é que nestes dias, cerca de uma hora e meia antes do início das partidas, a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) deva diminuir em cerca de 9.500 MW, em razão da redução das atividades produtivas.

Nos intervalos dos jogos, haverá um aumento de aproximadamente 3,5 mil MW em nove minutos e no final das partidas, por volta das 17h45, poderá ocorrer uma elevação de 8 mil MW na carga em nove minutos. Isso ocorrerá principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pois coincide com o horário de entrada da iluminação pública residencial.

O diretor do ONS explicou que esses picos ocorrem porque imediatamente após os jogos as pessoas, que estavam paradas em frente à televisão, costumam abrir a geladeira, usar o microondas e acender a luz, o que provoca um aumento repentino na carga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]