• Carregando...
 |
| Foto:

Dez consórcios e seis empresas estão habilitados a participar do leilão de sistemas de transmissão que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza a partir das 10 horas de hoje. Dois dos nove lotes que serão licitados envolvem subestações e linhas de transmissão no Paraná. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) deve disputar essas e outras concessões, pois faz parte de cinco consórcios inscritos na disputa, segundo informou ontem a Aneel.

A estatal é minoritária em quatro sociedades e majoritária apenas no Consórcio Morumbi, em que tem 80% e a estatal federal Eletrosul, 20%. No Consórcio Sul Brasileiro, as proporções das duas empresas se invertem. No Barriga Verde, a Copel tem 20% e, nos outros dois consórcios, em que é parceira da empresa privada Elecnor, a companhia paranaense é dona de 49% do capital. Se arrematar alguma concessão, a Copel terá de elevar seu programa de investimentos, anunciado na quarta-feira, que prevê desembolso de R$ 2,26 bilhões em 2012.

Os nove lotes que serão licitados hoje têm ao todo 12 subestações de energia e 11 linhas de transmissão, com extensão de 1.378 quilômetros. A agência reguladora estima que a construção dessas instalações, distribuídas por dez estados, vai exigir investimentos de R$ 1,6 bilhão e gerar 8,5 mil empregos. O vencedor de cada lote será a empresa ou consórcio que se propuser a receber a menor receita anual pela prestação do serviço. Os prazos de construção variam de 18 a 24 meses e a duração das concessões é de 30 anos.

A Copa e o vento

No Paraná, serão concedidas três subestações de energia e três linhas de transmissão. O maior lote do estado é o E, constituído por duas subestações – uma no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, e outra em Cascavel (Oeste do estado) – e duas linhas, nas regiões Oeste e Noroeste, com 136 quilômetros de extensão. Cerca de 1,2 mil pessoas devem trabalhar nas obras.

De acordo com a Aneel, a subestação do Santa Quitéria vai reforçar o atendimento ao Centro e à Cidade Industrial de Curitiba, "incrementando a confiabilidade de atendimento em função de eventos como a Copa do Mundo". As demais instalações, no interior, vão ampliar e reforçar o fornecimento de energia. Em Cascavel, por exemplo, a construção de um "anel de transmissão" em torno da cidade deve aumentar a segurança do sistema frente a fortes rajadas e tornados, comuns na região.

O lote F, por sua vez, é composto pela subestação Curitiba Leste e por uma linha de 28 quilômetros que vai ligar essa unidade à subestação Curitiba. A obra deve gerar 528 empregos e tem o objetivo de atender à expansão do consumo e elevar a segurança do sistema, também com vistas à Copa de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]