Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
setor elétrico

Copel espera MP para entrar em leilão de usinas devolvidas

Medida deve alterar as regras para leilões de hidrelétricas cuja concessão venceu

Vianna espera anúncio de MP. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Vianna espera anúncio de MP. (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)

A Copel espera para a próxima semana a publicação de uma Medida Provisória (MP) que alteraria as regras para a realização, pelo governo, de leilões de hidrelétricas cuja concessão venceu, disse em teleconferência nesta sexta-feira (14) o presidente da empresa, Luiz Fernando Vianna.

Segundo o executivo, essa MP traria mudanças significativas, permitindo que a vencedora da licitação fique com uma parcela da energia das usinas, o que melhoraria “bastante” as condições para as empresas, que pelas atuais regras devem direcionar toda a produção para as distribuidoras, em cotas, por tarifas baixas, que cobrem apenas custos de operação e manutenção.

“A expectativa que temos é de que a regra criada lá atrás, com a MP 579 [de 2012], altere significativamente. Você teria uma parte da energia que viraria cotas e outra parte que não. Obviamente que isso vai depender de uma licitação, mas as condições melhoraram bastante”, disse o executivo.

O governo determinou, em uma portaria publicada em maio, que seja realizado em setembro uma licitação para ofertar ao mercado usinas cujas concessões venceram, o que envolve hidrelétricas de Copel, Cemig e Cesp, entre outras empresas.

Segundo Vianna, caso essa mudança se concretize, a Copel entraria no leilão para disputar as usinas Parigot de Souza, com 260 megawatts, e Mourão I, de 8,2 megawatts, cujo contrato de concessão venceu no início de julho.

Essas usinas pertenciam à Copel, que segue como responsável pela operação de ambas até a realização do leilão. “Vamos nos empenhar nessas usinas”, disse Vianna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.