• Carregando...

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pelos diretores e pelo presidente da instituição, se reúne nesta quarta-feira (20) e deve subir, segundo a expectativa dos economistas do mercado financeiro, a taxa básica de juros da economia brasileira dos atuais 12,25% para 12,50% ao ano. A decisão do Copom será anunciada somente após as 18h.

A expectativa do mercado de um novo aumento nos juros se deve ao comunicado da última reunião do Copom, realizada no começo de junho. Na ocasião, a autoridade monetária elevou a taxa para 12,25% ao ano e informou que os ajustes na política de juros continuariam por um período "suficientemente prolongado" de tempo.

Se confirmado, este será o quinto aumento consecutivo na taxa de juros básica do país. Ao subir os juros, o BC busca conter a demanda por produtos e serviços e, com isso, tentar impedir um crescimento maior da inflação.

Pelo sistema que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas de inflação pré-estabelecidas. Neste momento, a autoridade monetária já está nivelando a taxa de juros para atingir a meta do próximo ano. Em 12,25% ao ano, a taxa está no patamar mais alto desde o começo de 2009.

Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. A estratégia do BC é buscar a convergência para a meta central de 4,5% somente em 2012.

O mercado financeiro prevê, para este ano, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência para o sistema de metas de inflação do governo federal, fique em 6,31%. Para 2012, a estimativa dos economistas permaneceu inalterada em 5,2%. Já o BC previu, no fim de junho, um IPCA de 5,8% para este ano e de 4,9% (cenário de mercado) para 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]