• Carregando...
Vista de Seul, capital da Coreia do Sul. | /Wikipedia
Vista de Seul, capital da Coreia do Sul.| Foto: /Wikipedia

No mundo das ideias, a Coreia do Sul ocupa o lugar mais alto do pódio, segundo o índice de inovação da Bloomberg. Em seguida vêm Alemanha, Suécia, Japão e Suíça, nesta ordem. Para elaborar o ranking, a agência leva em conta fatores como os gastos com pesquisa e desenvolvimento e a concentração de empresas públicas de alta tecnologia.

A lista inclui países pequenos, como Portugal e Argentina, mas o Brasil ficou de fora do top 50 dos mais inovadores.

A Coreia do Sul conseguiu um dos maiores resultados mundiais em valor agregado na manufatura bem como na medida que leva em conta as matrículas em níveis mais altos de educação e a concentração de graduados em ciência e engenharia. E o país compensou a 39ª colocação no ranking de produtividade com a medalha de prata no quesito investimento em pesquisa e desenvolvimento, densidade de empresas high-tech e atividade de patente. Além do sexto lugar na concentração de pesquisadores.

Já os Estados Unidos, maior economia do mundo, são apenas o oitavo lugar da lista; enquanto a China — segunda maior economia — é a 21ª do ranking. A colocação chinesa é razoável, dado seu status de país em desenvolvimento no qual as tecnologias são amplamente copiadas em vez de criadas, afirmou Jay Bryson, economista global do Wells Fargo Securities.

O mesmo pode ser dito de outros países onde a vantagem comparativa ainda é o trabalho relativamente barato em vez de tecnologias de ponta. Os dados refletem a antiga questão da economia global de “norte vence sul”: a África, com Tunísia (46º) e Marrocos (48º), e a América Latina, com Argentina (49º), mal são representadas entre os 50 países mais inovadores. Por outro lado, seis das dez principais economias do índice são da Europa, e outras três, da Ásia.

O ranking começou com mais de 200 economias, das quais foram eliminadas aquelas que não repassaram dados de pelo menos seis ou sete categorias medidas, reduzindo a lista para 84. A Bloomberg divulga os resultados gerais e por economia das 50 mais inovadoras.

Os 15 mais inovadores

1. Coreia do Sul

2. Alemanha

3. Suécia

4. Japão

5. Suíça

6. Cingapura

7. Finlândia

8. Estados Unidos

9. Dinamarca

10. França

11. Israel

12. Rússia

13. Áustria

14. Noruega

15. Irlanda

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]