• Carregando...

Os Correios revogaram na quinta-feira (2) o concurso para 6.565 vagas, que está sendo questionado pelo Ministério Público Federal, "devido à necessidade de atualização da distribuição das vagas por localidade, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital".

Na quinta-feira (2), um edital de concurso público foi publicado no "Diário Oficial da União", na página 137 da Seção 3, para os cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. O edital informava que as inscrições estariam abertas no período de 10 de janeiro a 21 de janeiro, com taxa de inscrição de R$ 30. A assessoria de imprensa informou ao G1 na manhã de quinta por telefone que se tratava do edital do concurso, que iria oferecer cerca de 10 mil vagas e que substituiria o edital do concurso lançado em dezembro de 2009.

No entanto, às 18h32 de quinta, o G1 recebeu um e-mail dos Correios informando que o modelo de edital de concurso "chegou a ser confundido com a abertura de um novo concurso", mas "a retificação já está sendo providenciada pela ECT". A assessoria de imprensa dos Correios informou ao G1 nesta sexta-feira (3) que aquele era apenas um modelo de edital e que a retificação esclarecendo que não se tratava do edital do novo concurso deverá ser publicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias.

Na nota enviada na quinta, os Correios informam ainda que os candidatos inscritos no concurso anterior receberão o valor da taxa, devidamente corrigido. Eles deverão se dirigir com documento de identificação a qualquer agência própria dos Correios, a partir do dia 10 de janeiro.

De acordo com os Correios, esse novo concurso deverá substituir o lançado em dezembro de 2009 para 6.565 vagas em todo o país e que foi questionado pelo Ministério Público Federal e está parado por conta de brigas na Justiça. Esse novo concurso, cujas provas estão previstas para ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2011, segundo os Correios, deverá oferecer mais do que 6,5 mil vagas, mas os cargos serão os mesmos, com a mesma proporcionalidade de postos oferecidos. A organizadora será escolhida por meio de licitação.

Ao todo, 1.064.209 pessoas se inscreveram para a seleção que foi revogada. É o concurso que teve mais candidatos neste ano, superando inclusive o do IBGE, para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições.

A prova, que estava marcada para 28 de novembro, foi adiada pelos Correios devido à decisão judicial concedida em caráter liminar pela 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília, em outubro, que determinou a suspensão do processo de contratação da Fundação Cesgranrio, organizadora escolhida para aplicar as provas. No dia 24 de novembro, no entanto, a Justiça Federal em Brasília acatou o recurso dos Correios e manteve o contrato com a instituição.

Audiência pública

O Correios também publicaram na quinta-feira um edital de chamamento para uma audiência pública a ser realizada no dia 16 de dezembro para discutir o que será feito em relação aos candidatos inscritos no concurso anterior.

De acordo com o edital da audiência, o objetivo é "submeter minuta de edital de concurso público para análise e coleta de sugestões".

A audiência está marcada para as 14h30 do dia 16, no edifício sede dos Correios. O endereço é SBN, Quadra 1, Bloco "A", no salão nobre, sobreloja.

Quem não puder comparecer à audiência pode enviar pedidos de esclarecimentos e sugestões por e-mail ou fax, até 10 de dezembro, sempre por escrito, com identificação (nome, telefone, fax, e-mail, endereço). Os pedidos devem ser endereçados ao Presidente da Mesa Diretora, e devem fazer referência ao número da audiência pública (que é 1/2010). Os pedidos devem ser enviados ao e-mail moacirmartins@correios.com.br ou pelo fax 61-3426-2859.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]