• Carregando...

Os recursos de poupança destinados ao crédito imobiliário voltaram a bater recorde em setembro, com a concessão de 1,85 bilhão de reais - volume 137 por cento maior que o registrado no mesmo mês do ano passado, informou nesta terça -feira a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

O número surpreendeu o diretor-geral da Abecip, Osvaldo Fonseca, por ter superado a cifra de empréstimos para o setor de habitação em agosto, quando foi concedido 1,8 bilhão de reais. Segundo Fonseca, agosto costuma ser um mês de demanda mais pesada do que setembro.

No acumulado dos nove meses do ano, o crédito imobiliário com recursos da poupança soma 12,18 bilhões de reais.

"Não dá nem para saber exatamente de onde vem essa oscilação. É surpreendente e o volume de lançamentos maior talvez seja o norte para isso", disse Fonseca à Reuters, acrescentando que o pico no ano deve vir em dezembro, mês em que os 13o salários e as férias incentivam novas compras de moradia em todo o país.

O resultado de setembro representa quase cinco vezes o volume de crédito imobiliário com recursos da poupança concedido em janeiro deste ano, segundo o diretor-geral da Abecip.

No período de doze meses encerrado em setembro, o volume contratado foi de 14,79 bilhões de reais, o que representa uma expansão de 78,2 por cento ante os 12 meses anteriores, segundo a Abecip.

Em número de unidades, 18.170 imóveis foram financiados em setembro, levando o acumulado do ano a 135.363 - número 65 por cento maior que nos primeiros nove meses do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]