Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Empreendedorismo

Cresce busca por capacitação

Número de inscrições em programa do Sebrae subiu 80% até maio

Flávio Alberto de Lima buscou orientação do Sebrae para abrir sua loja de autopeças | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Flávio Alberto de Lima buscou orientação do Sebrae para abrir sua loja de autopeças (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
Veja dicas de planejamento |

1 de 1

Veja dicas de planejamento

Mais de 3,7 mil pessoas se inscreveram no principal programa do Sebrae Paraná para empreendedores, o Próprio, entre os meses de janeiro e maio deste ano. O número representa um aumento de cerca de 80%, se comparado aos interessados no mesmo período do ano passado. Os índices da entidade são um bom termômetro da disposição dos paranaenses por empreender – e, principalmente, um sinal de que muita gente está começando o negócio pelo caminho indicado pelos consultores: pelo planejamento.

"Este está sendo o ano do empreendedorismo", diz a consultora do Sebrae/PR em Curitiba, Clarice Fidalski. O número é ainda mais expressivo se comparado ao total do ano passado: durante todo o ano de 2008, cerca de 5 mil pessoas passaram pela regional Centro-Sul do Sebrae/PR interessadas no Próprio. A crise financeira internacional explica, em parte, essa disposição, já que tem levado muito gente que ficou desempregada a buscar uma forma nova ou complementar de renda, segundo a consultora.

Mas Clarice diz que o empreendedorismo por oportunidade também tem crescido. Segundo a última Pesquisa Global Entre­preneurship Monitor (GEM), divulgada em março pelo Sebrae, para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade.

A consultora destaca a importância de se preparar para o novo desafio. "Muita gente quer empreender, mas nem conhece o negócio, o que aumenta muito o risco", diz. "Planejamento é fundamental para qualquer empresa, independentemente do tamanho."

O consultor Kenzo Otsuka, da Trevisan Consultoria, também acredita que o planejamento é indispensável. "Essa é uma questão negligenciada pelo empresários de médio porte. E quando a gente pensa em micro e pequenos, o problema se agrava. Não há no Brasil uma cultura de planejamento."

Mais do que um amontoado de papéis, no entanto, Otsuka diz que o planejamento tem que ser uma ferramenta para tomada de decisões. "O exercício de refletir sobre o próprio negócio é importante para você saber para onde vai." Ele lembra ainda que o planejamento é um processo dinâmico: "Não tem fim. É algo que você está sempre aprimorando ao longo da vida da empresa."

Um primeiro passo, explica o consultor de negócios Luis Alberto Wille, professor do FAE Centro Universitário, é entender o mercado – os concorrentes e os clientes. "Para o pequeno empresário, a melhor forma de fazer isso é ele mesmo fazer uma varredura, conversar com clientes e conhecer outras empresas que vendem o mesmo produto ou serviço", orienta. Mas os consultores alertam que é preciso prestar atenção a outros quesitos, como preços, financiamento e estrutura operacional.

Paixão

O empresário Flávio Alberto de Lima foi buscar orientação no Sebrae para responder essas perguntas antes de abrir a loja de auto-peças Grand Prix, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. "A mecânica sempre foi a minha paixão. Mas eu sabia que não bastava ter a vontade e o dinheiro no bolso", lembra o antigo montador de móveis, empresário há poucos menos de três meses.

O planejamento lhe deu a clareza, por exemplo, da necessidade de investimentos constantes na primeira fase do projeto. "Hoje não tenho lucro. Apenas pago as contas e reinvisto o que ganho", diz. "Eu tinha o isqueiro e o estopim na mão. O Sebrae me mostrou: acende aqui que é mais fácil", compara.

Às vésperas de comemorar um ano à frente da loja de produtos naturais Terra Nativa, Alexandre Mitroskewski diz que o planejamento foi fundamental para ter uma visão mais ampla do negócio. Depois de ser mandado embora da escola onde trabalhava há 10 anos, o ex-professor de biologia comprou uma loja já em funcionamento. O estudo do mercado demorou cerca de 3 meses, com o auxílio do Sebrae. "Mas se fosse fazer hoje, investiria ainda mais no planejamento, para ter mais certeza do resultado."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.