O uso de aparelhos móveis (smartphones e tablets) nas compras feitas pela internet vem crescendo. A participação aumentou de 0,3%, no ano passado, para 1,3% no primeiro semestre deste ano.
Os dados fazem parte do relatório Webshoppers, de referência do setor e produzido pela e-bit e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net).
Segundo a pesquisa, o consumidor que usa esses dispositivos tem renda familiar, em média, de R$ 7.200, 70% acima do consumidor padrão (R$ 4 mil). Além disso, está mais localizado no Sudeste (70%, ante 65% do consumidor padrão).
Entre as plataformas usadas, o estudo identificou uma preferência das mulheres pelo iOS, da Apple, enquanto os homens tendem a usar mais o concorrente Android.
Dentre os usuários que compraram por meio do iOS, 54% eram mulheres, enquanto, no caso do Android, 55% eram homens.
A diferença se nota também no valor da compra. Enquanto entre usuários de Android o valor médio fica em R$ 540, os do sistema da Apple gastam R$ 408.
O estudo aponta a predileção masculina por aparelhos de informática como um dos fatores para isso. O segmento tem a maior parte das vendas dentre os usuários de Android, com 11%, enquanto os usuários do iOS compram mais eletrodomésticos (13%).
Internet
Na semana passada, o Ibope apresentou uma pesquisa mostrando que o número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) chegou a 83,4 milhões no segundo trimestre de 2012. O crescimento foi de 1% sobre os 82,4 do primeiro trimestre e de 7% sobre os 77,8 milhões do segundo trimestre do ano passado.
De acordo com o estudo, os sites de esportes, fotografias, eventos, previsão do tempo, destinos de viagens e venda de passagens rodoviárias foram os que apresentaram o maior crescimento no número de acessos.



