O fundador do serviço de correio eletrônico Hotmail, Sabeer Bhatia, criará uma cidade totalmente dedicada à nanotecnologia no estado indiano de Haryana com a ajuda de autoridades locais, informou a edição do jornal econômico "Business Standard".
Os coordenadores do projeto estimam um investimento inicial de US$ 2 bilhões, provenientes de parcerias entre governos e a iniciativa privada.
Bhatia, de origem indiana, declarou que a tecnologia de silício, usada como base na fabricação tradicional de computadores, está obsoleta. O criador do Hotmail antecipou ainda, em entrevista ao jornal na quarta-feira, que as nanotecnologias representam o futuro da indústria de tecnologia da informação e da indústria biotecnológica.
- O objetivo do nosso esforço é recriar o dinamismo do Sillicon Valley (Vale do Silício, Califórnia) em Haryana, na Índia - acrescentou.
A expectativa do projeto, que está sendo chamado de Nanocity, é que sejam desenvolvidos, a partir da nanotecnologia, produtos de biociências, softwares e serviços para a internet da próxima geração. O empresário garantiu ainda que os benefícios gerados pela produção tecnológica na região da Índia devem chegar ao mercado dentro de cinco ou dez anos.



