Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem luz

Crise de energia afeta fábrica de papel no Paraná

Ibema ficou 100 horas parada em janeiro por causa de oscilações no fornecimento

Fábrica da Ibema sofreu danos com a oscilação no sistema elétrico. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Fábrica da Ibema sofreu danos com a oscilação no sistema elétrico. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A produtora de papel cartão Ibema, que tem fábrica em Turvo, no Paraná, deixou de produzir cerca de 2 mil toneladas desde o final do ano passado devido às constantes paradas na produção, causadas pela instabilidade no sistema elétrico.

A companhia está ligada ao sistema por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e frequentes oscilações têm provocado desligamentos repentinos da produção. Desde o início das atividades de produção em 2015, em janeiro, são totalizadas 100 horas sem produção.

O pico das interrupções ocorreu no dia 19 de janeiro, às 14h55, no momento em que o sistema elétrico brasileiro desarmou em várias regiões do Norte e Nordeste e provocou queda de energia em Turvo (PR), onde está localizada a fábrica da Ibema. Segundo o diretor industrial da Ibema, Fernando Sandri, em nota, foram mais de 12 horas com a máquina parada.

A empresa informou ainda que, as além das paradas de máquinas, as interrupções do fornecimento de energia resultaram em avarias em motores, nos sistemas de controle de processo, instrumentos e em uma das cortadeiras da empresa.

Segundo as informações da Ibema, uma reunião já foi realizada com representantes da Copel no início de janeiro. "Apesar dos esforços realizados em conjunto com a Companhia Paranaense de Energia a fim de estabilizar o fornecimento de energia, a empresa ainda não tem segurança para os próximos meses, devido à falência do Sistema Elétrico Nacional", afirmou Nei Senter Martins, presidente da empresa, em nota.

A companhia possui duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) que estão interligadas ao Sistema Elétrico Nacional. Anualmente, a produção é de 90 mil toneladas de papel cartão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.