• Carregando...
Fábrica da Ibema sofreu danos com a oscilação no sistema elétrico. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Fábrica da Ibema sofreu danos com a oscilação no sistema elétrico.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A produtora de papel cartão Ibema, que tem fábrica em Turvo, no Paraná, deixou de produzir cerca de 2 mil toneladas desde o final do ano passado devido às constantes paradas na produção, causadas pela instabilidade no sistema elétrico.

A companhia está ligada ao sistema por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e frequentes oscilações têm provocado desligamentos repentinos da produção. Desde o início das atividades de produção em 2015, em janeiro, são totalizadas 100 horas sem produção.

O pico das interrupções ocorreu no dia 19 de janeiro, às 14h55, no momento em que o sistema elétrico brasileiro desarmou em várias regiões do Norte e Nordeste e provocou queda de energia em Turvo (PR), onde está localizada a fábrica da Ibema. Segundo o diretor industrial da Ibema, Fernando Sandri, em nota, foram mais de 12 horas com a máquina parada.

A empresa informou ainda que, as além das paradas de máquinas, as interrupções do fornecimento de energia resultaram em avarias em motores, nos sistemas de controle de processo, instrumentos e em uma das cortadeiras da empresa.

Segundo as informações da Ibema, uma reunião já foi realizada com representantes da Copel no início de janeiro. "Apesar dos esforços realizados em conjunto com a Companhia Paranaense de Energia a fim de estabilizar o fornecimento de energia, a empresa ainda não tem segurança para os próximos meses, devido à falência do Sistema Elétrico Nacional", afirmou Nei Senter Martins, presidente da empresa, em nota.

A companhia possui duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) que estão interligadas ao Sistema Elétrico Nacional. Anualmente, a produção é de 90 mil toneladas de papel cartão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]