Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Setor aumotivo

Crise na GM tem reflexos no Norte Pioneiro do PR

Funcionários da Yazaki do Brasil, em Santo Antônio da Platina, estão apreensivos com queda na produção para as pincipais montadoras do país

Unidade da Yazaki em Santo Antônio da Platina. Produção de chicotes elétricos caiu | Antonio de Piccoli
Unidade da Yazaki em Santo Antônio da Platina. Produção de chicotes elétricos caiu (Foto: Antonio de Piccoli)

Os quase dois mil funcionários da unidade industrial da Yazaki do Brasil em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, vivem clima de apreensão com a queda na produção de chicotes elétricos fornecidos às principais montadoras do país. Desde a segunda quinzena de julho, os operários da linha de produção da Yazaki convivem com a possibilidade de remanejamento para uma planta industrial da empresa em Vespasiano (MG).

A instabilidade na Yazaki é reflexo da possibilidade de fechamento que, mesmo após acordos com o sindicato local, pairam sobre a fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP). A fábrica é um dos principais clientes da Yazaki que produz os chicotes elétricos que compõem o Classic, automóvel produzido no Vale do Paraíba.

Em Santo Antônio da Platina, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico estima que se a fábrica da GM realmente fechar boa parte dos quase dois mil empregos gerados pela Yazaki poderão ser fechados.

A situação na Yazaki ficou mais complicada depois que a multinacional americana Lear Corporation, que fabrica os mesmos chicotes elétricos, investiu R$ 50 milhões na construção de planta industrial em Navegantes (SC), cidade estratégica pela proximidade com a mais nova fábrica de motores da General Motors, em Joinville (SC), distante 100 quilômetros. Com isso, a unidade da Yazaki de Santo Antônio da Platina não teve outra saída senão diminuir o ritmo de produção.

Procurada, a direção da Yazaki do Brasil admitiu a diminuição no ritmo de produção além de confirmar o remanejamento de 200 operários para Minas Gerais. Esses trabalhadores devem permanecer na cidade mineira até o fim do ano, quando retornam a Santo Antônio da Platina. No entanto, a empresa não informou se novos trabalhadores serão remanejados. Em nota, a Yazaki disse que o volume de produção dos chicotes elétricos "baixou bastante" nos últimos meses, porém a expectativa da empresa é de que o mercado volte a reagir no 1.º semestre de 2013.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.