Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Moda

Crise resgata supermodelos dos anos 90

Em tempos de retração econômica, rostos conhecidos desbancam adolescentes e voltam às passarelas para convencer consumidores a abrir a carteira

Linda Evangelista e Naomi Campbell: modelos “idosas” desfilando as novas coleções das maiores casas de moda | Giusepe Caca
Linda Evangelista e Naomi Campbell: modelos “idosas” desfilando as novas coleções das maiores casas de moda (Foto: Giusepe Caca)

Londres - Ao contrário da indústria "leve" do entretenimento, a indústria da moda não costuma ser nem um pouco voraz quando o assunto é nostalgia. Entretanto, uma folheada rápida pelas últimas edições de revistas do assunto parece sugerir justamente o contrário. As maiores casas de moda da atualidade escolheram faces e corpos muito familiares para desfilarem suas mais novas coleções.

Linda Evangelista desfila a austera linha de renda da Prada. Naomi Campbell, além de exibir uma enorme cabeleira, apareceu em um vestido de Yves Saint Laurent, e a alemã Claudia Schiffer exibe madeixas negras em um corte Channel representando ninguém menos que a própria Coco Channel. Não resta dúvida: as modelos de grande sucesso em um passado próximo voltaram com tudo. Tanto é verdade que a Vanity Fair dedicou oito páginas cheias de sua última edição para as fotografias de Evangelista, Schiffer, Campbell, Cindy Crawford, Stephanie Seymour e Christy Turlington tiradas em vários estágios de quase nudez por Mario Testino.

Entretanto, o retorno das supermodelos às passarelas não tem nada a ver com a promoção da beleza "madura" em detrimento da beleza "adolescente", nem sugere o retorno da moda dos anos 90, muito menos simboliza a frustração desta indústria com o verdadeiro exército de modelos russas que não se aprimoram em nada a não ser seu olhar "vazio". A mudança de direção se deve, na verdade, a um fator muito menos glamouroso: o encolhimento econômico global.

Para uma indústria concentrada na juventude, essa é uma manobra surpreendente. Evangelista tem hoje 43 anos e Campbell e Schiffer têm 38 anos cada, verdadeiras idosas para o mundo da moda. Essas modelos entraram no lugar de outras com metade de suas idades que desfilaram na temporada passada.

É crença no mundo da moda que um rostinho conhecido é a maneira mais eficiente de se persuadir clientes a gastarem seu dinheiro em tempos de vacas magras. Desde o aparecimento de Linda Evangelista nos anúncios da L’Oreal, a gigante dos cosméticos viu um crescimento de 20% nas vendas em menos de dois anos.

Não é de se espantar que a Prada adote a mesma estratégia. Simon Chambers, diretor administrativo da agência de modelos Storm, apóia a volta das supermodelos às passarelas. "Com o uso dessas estrelas, os clientes se beneficiam do reconhecimento facial imediato e conseguem atingir o consumidor de maneira muito mais forte." Em outras palavras, Linda pode persuadir uma pessoa a comprar uma bolsa de US$ 2 mil – a mensagem subliminar é que, se ela resistiu a uma era, a bolsa também irá.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.