O Aeroporto Internacional Afonso Pena, que serve Curitiba e região, passará a oferecer, a partir do dia 16 de dezembro, um voo entre Curitiba e Montevidéu, capital do Uruguai, quatro vezes por semana. O voo é da companhia área uruguaia Buquebus (BQB), será diário e terá a oferta de 68 lugares a cada viagem.
A rota vai funcionar as segundas, terças, quintas e sextas-feiras. O turboélice ATR, com 68 lugares, sai da capital do Uruguai às 11h10 e chega em Curitiba às 14 horas. A partida daqui será às 14h40, com previsão de chegada a Montevidéu às 17h50.
A tarifa vai custar a partir de US$ 300, ida e volta, sem as taxas de embarque. A nova operação também vai facilitar a conexão dos passageiros de Curitiba para Santiago, Buenos Aires e Punta del Est, a partir de Montevidéu.
O Instituto Municipal Curitiba (Ctur) promete recepcionar os primeiros passageiros e fazer o batismo da aeronave na estreia do voo. "Vamos promover Curitiba em Montevidéu e movimentar operadores e agentes turísticos locais", explica a diretora de turismo do Ctur, Cristiane Santos. A expectativa é aumentar em 50% a visitação de uruguaios em Curitiba. No ano passado, a cidade recebeu 10 mil turistas do Uruguai.
O voo inaugural será da capital uruguaia para a capital paranaense e foi anunciado oficialmente em uma reunião entre membros da empresa de transporte aéreo e o Instituto Municipal de Turismo (Ctur). A companhia aproveitou a ocasião para informar que pretende ampliar o número de cidades atendidas pela empresa e implantar rotas aéreas para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a BQB tem voos para Porto Alegre, Florianópolis e Foz do Iguaçu.
Curitiba na rota área internacional
Um voo entre Curitiba e Miami foi inaugurado no último dia 22 de novembro, em Curitiba, operado pela empresa American Airlines. A Gazeta do Povo fez o trajeto e descreveu a experiência de ter um voo direto entre a capital do Paraná e a cidade norte-americana que tem grande fluxo de brasileiros.
Passa a valer a partir do dia 1º de março de 2014 a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a Aerolineas Argentinas passe a operar um segundo voo diário entre Curitiba e Buenos Aires. Os voos, caso sejam realizados, serão feitos pela companhia Austral, subsidiária da Aerolineas, com saída às 13h35 da capital argentina e chegada ao Afonso Pena às 15h47.



