• Carregando...
Vitor Torres (de preto) e Fabio Bacarin fundaram a Contabilizei em 2014 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Vitor Torres (de preto) e Fabio Bacarin fundaram a Contabilizei em 2014| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Fundada em Curitiba em 2014 como uma startup de serviços contábeis on-line, a Contabilizei começa a ganhar destaque internacional por ajudar pequenos e médios negócios a decifrar o universo das taxas e regras tributárias. A empresa foi eleita uma das dez mais inovadoras da América Latina, segundo ranking divulgado pela revista Fast Company, uma das principais publicações de negócios do mundo. O levantamento reconhece as empresas líderes e em ascensão que, por meio de seus negócios, promovem inovação disruptiva em 36 setores ao redor do globo.

RANKING: as dez empresas mais inovadoras da América Latina

A Contabilizei oferece uma plataforma de contabilidade on-line destinada à micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviço. Por meio da ferramenta, é possível abrir um negócio, dar baixa no CNPJ, fazer adesão e gestão dos sistemas tributários em vigor no país e emitir nota fiscal eletrônica. Os clientes também contam com consultoria pela internet para tirar dúvidas e tomar as melhores decisões tributárias para seu negócio.

A empresa começou a ser desenhada em 2012, quando o consultor de negócios Vitor Torres enfrentou dificuldades com o modelo convencional de contabilidade, por conta da burocracia dos serviços oferecidos e pelos seus custos elevados. Dois anos depois, em parceria com o empresário Fabio Bacarin lançou a startup de prestação de serviço de contabilidade on-line.

Hoje, a empresa faz desde a abertura de empresas e gestão contábil até a emissão de nota fiscal eletrônica. Para alavancar o negócio, recebeu duas rodadas de investimento de capital de risco ao longo dos últimos dois anos, em valores não relevados. Os aportes contaram com a participação do Kaszek Ventures, fundo criado pelos idealizadores do Mercado Livre, Nicolás Szekasy e Hernan Kazah.

Creditas e Descomplica

Além da Contabilizei, outras duas empresas brasileiras estão presentes no ranking da Fast Company. A Creditas, antiga Bank Fácil, é uma fintech (empresa de tecnologia em serviços financeiros) que oferece empréstimo a juros mais baixos que os bancos tradicionais. A empresa consegue isso por ter uma operação mais enxuta, por exigir imóvel ou casa como garantia e por funcionar somente on-line.

A Descomplica é a outra brasileira da lista. O negócio oferece videoaulas para o ensino médio, com foco na preparação para o Enem. Todo o curso é feito on-line pelos alunos, que pagam uma taxa mensal para acessar o conteúdo. Os professores também tiram dúvidas pela internet e há aulas ao vivo que permitem a interação dos alunos.

Confira, abaixo, o ranking das dez empresas mais inovadoras da América Latina. O levantamento completo está no site da Fast Company.

RANKING

Conheça as dez empresas mais inovadoras da América Latina, segundo levantamento anual feito pela revista Fast Company

Empresa Posição País Área de atuação
Startup Chile Chile Aceleração de negócios
JetBlue* Estados Unidos Turismo
Descomplica Brasil Educação
Creditas Brasil Empréstimo
Satellogic Argentina Indústria de satélites

The Center for Molecular Immunology

Cuba Saúde
Mercado Livre Argentina E-commerce

The Community

Argentina Publicidade

Contabilizei

Brasil Contabilidade

GenlusFoods

10ª México Alimentação
*Apesar de ter sido fundada nos EUA, JetBlue presta serviço na AL
Fonte: Fast Company
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]