• Carregando...
Dados de mais de 264 mil clientes da Atlas vazaram. | /Bigstock
Dados de mais de 264 mil clientes da Atlas vazaram.| Foto: /Bigstock

Dados de mais de 264 mil clientes da Atlas, fintech especializada em negociar bitcoins, vazaram no último sábado (27). Nome, e-mail, telefone e o saldo das contas constam foram expostos publicamente.

Há relatos de que uma planilha com todos os dados esteja circulando em grupos de bitcoin no Facebook, segundo o blog de tecnologia Tecnoblog . O site Have I Been Pwned, que compila dados de vazamentos e permite às pessoas verificarem se estão entre as vítimas, confirmou a veracidade deste, dizendo, ainda, que cerca de 24% dos dados já constavam em sua base.

A Atlas, ou Atlas Project, foi criada em 2016 e se apresenta como “uma fintech global de serviços financeiros com moedas digitais”. Seu principal produto é o Atlas Quantum, “um algoritmo que analisa, em tempo real, ofertas de compra e venda de bitcoin em diversas bolsas de negociação da moeda ao redor do mudno” a fim de lucrar com as diferenças nos preços do ativo.

LEIA TAMBÉM:Uber planeja priorizar bicicletas para viagens curtas nas cidades

Em um comunicado publicado no Facebook no domingo (26) e assinado por Rodrigo Marques, CEO da Atlas, a fintech confirma a ocorrência do vazamento e diz estar conduzindo uma investigação interna para entender melhor o incidente e colaborar com as autoridades.

A Atlas reforça que não houve roubo de bitcoins, mas que “foram expostas informações da nossa base de clientes”. Algumas funcionalidades da plataforma estão desativadas temporariamente para “garantir a segurança”. Em outro comunicado, também no Facebook, publicado no início da tarde desta segunda-feira (27), a Atlas especificou os dados vazados: nomes, e-mails, telefones e saldos dos nossos clientes.

A fintech suspendeu as funcionalidades de retirada e de troca de senha, ambas por precaução. A Atlas diz estar trabalhando para restabelecer a retirada “o quanto antes” e prometeu novas informações em breve. Em relação à senha, a fintech pede aos clientes para que, caso recebam mensagens pedindo a alteração dela, ignorem, pois podem se tratar de tentativas de roubo de senhas. “O Atlas não enviou ou enviará qualquer comunicação solicitando senhas ou outros dados sensíveis das contas dos clientes. Por favor, caso receba qualquer tipo de solicitação desta natureza, não forneça informações ou realize qualquer ação solicitada no mesmo”, diz.

Embora a propriedade dos bitcoins não tenha sido comprometida nem as senhas vazadas, os dados expõem o saldo que cada cliente da Atlas tem em criptomoedas, o que, combinado com dados de contato como telefone e e-mail, pode representar um sério risco aos detentores das maiores quantias, que podem ser vítimas de golpes e tentativas de extorsão. O congelamento das retiradas também está causando transtornos; nos comentários do primeiro comunicado, um usuário questionou, impaciente, por quanto tempo a Atlas reterá seu dinheiro.

LEIA TAMBÉM:Como o dólar vai afetar a sua vida até a eleição

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]