Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios

De salão de festas a restaurante, tudo cabe no contêiner

Quando a venda de contêineres refrigerados entrou em crise, há seis anos, a Total Storage apostou em usos alternativos. E hoje é referência no ramo

Hultmann: “Estamos repondo no mercado um produto que viraria sucata” | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Hultmann: “Estamos repondo no mercado um produto que viraria sucata” (Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo)

"Não teve um santo que dissesse que eu estava certo", lembra o empresário Perci Hultmann. Em 2008, com uma queda nas vendas de contêineres refrigerados, especialidade de sua empresa, a Total Storage, Hultmann vislumbrou novas oportunidades para ampliar seu negócio, como a personalização e venda de contêineres para a construção civil. Contra todas as "profecias" dos céticos, ele projetou sua sede em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, como um showroom para os clientes, investiu em oficinas com padrão de concessionária e se tornou referência no segmento, para o qual muitos empresários têm migrado.

De olho no mercado, Hultmann se destaca por manter a estratégia de diversificação dos negócios aliada à sustentabilidade e vê os contêineres muito além do transporte marítimo. A troca da frota de empresas de logística é feita quando os contêineres ainda têm décadas de vida útil à frente, o que faz deles uma boa alternativa para a criação de casas, escritórios e outros imóveis, ou para o armazenamento em terra de qualquer tipo de material, segmentos em que a Total Storage aposta, além da venda e locação tradicionais. "Estamos repondo no mercado um produto que viraria sucata", diz o empresário.

Casa em contêiner

Atualmente, o comércio do produto para imóveis representa cerca de 30% do faturamento da empresa. As opções de personalização vão do básico ao luxuoso. A seu critério, o cliente pode escolher os revestimentos, a localização de portas e janelas e os acabamentos. Na sede, os clientes podem ver de perto um showroom com almoxarifado, banheiros e até salão de festas com estrutura de contêineres. "As pessoas querem projetos diferenciados. Investimos e deu certo", conta Hultmann.

A empresa participou da edição paranaense da Casa Cor com a Casa Container, projeto de uma casa de luxo em parceria com o escritório Leal Ribas Engenharia e Arquitetura. Além disso, a empresa é fornecedora de contêineres para redes de restaurantes, como o Madero Container, do empresário Junior Durski. Segundo ele, a obra é 40% mais barata que a alvenaria tradicional e também mais rápida. Em apenas 20 dias um restaurante pode ser instalado. "Também nos preocupamos com a sustentabilidade, pois é uma forma de reaproveitamento e, diferentemente de uma obra tradicional, não há desperdícios ou resíduos".

Guarda-volumes

A mais recente aposta e foco de investimentos da Total Storage é o chamado self-storage, serviço de aluguel de contêineres em um pátio fixo para armazenamento de qualquer tipo de material. Atualmente, a empresa conta com uma área de 15 mil m² e 24 contêineres de diferentes tamanhos. O aluguel custa a partir de R$ 17 por dia. "O espaço nos imóveis da cidade está cada vez menor. É uma alternativa cômoda e barata que deve crescer muito no Brasil."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.