Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócios

Decisão judicial nos EUA favorece fusão da Porsche com Volks

A decisão elimina obstáculo importante para a fusão com a Volkswagen

As ações da Porsche disparavam nesta segunda-feira após um juiz dos Estados Unidos indeferir um processo de um grupo de fundos de hedge que exigia mais de 2 bilhões de dólares em danos contra a montadora alemã. A decisão elimina obstáculo importante para a fusão com a Volkswagen.

Às 9h43 (horário de Brasília), as ações da montadora saltavam 13,2 por cento, enquanto as da Volks avançavam 3,46 por cento.

"Consideramos a notícia como positiva para os acionistas da Porsche, já que o maior risco para a fusão com a Volks foi removido", afirmaram os analistas do Credit Suisse.

As alegações dos fundos foram responsáveis por atrasar a intenção da Volks de incorporar a Porsche às suas operações no próximo ano. A decisão também abre caminho para uma emissão de ações prevista pela Porsche.

"(A decisão) claramente abre caminho para a planejada emissão de ações da Porsche, para levantar 5 bilhões de euros (6,7 bilhões de dólares) no primeiro semestre de 2011", disse o analista Michael Punzet, do DZ Bank.

No final da semana passada, o juiz Harold Baer decidiu que os fundos, liderados por Elliott Associates e Black Diamond Offshore, não poderiam seguir com as alegações de fraude de títulos.

Os fundos diziam ter sido afetados quando, em outubro de 2008, a Porsche discretamente comprou quase a totalidade das ações ordinárias em circulação da Volkswagen, que a Porsche planejava adquirir, contrariando documentos públicos em que a empresa afirmava não ter planos de comprar os títulos.

Na ocasião, as ações da Volks dispararam, transformando a companhia na maior do mundo em valor de mercado. Com isso, os fundos tiveram perdas, pois haviam apostado em queda do preço dos papeis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.