A fabricante de computadores Dell estuda a possibilidade de oferecer o sistema operacional de código aberto Linux em computadores pessoais, como alternativa à plataforma Windows, da Microsoft, informou um porta-voz da companhia.
A marca recebeu mais de 100 mil sugestões de clientes que pediram a adoção do Linux, pouco menos de três semanas depois de a empresa abrir uma área de opinião em sua página na internet.
- Estamos ouvindo o que os consumidores estão dizendo sobre o Linux e estamos avaliando - disse o porta-voz da Dell, David Lord.
O Linux é um sistema operacional de código aberto que pode ser distribuído livremente e instalado na maioria dos computadores, inclusive em máquinas da Dell.
A companhia americana não revelou o custo do Windows embutido no preço de um computador Dell, mas uma atualização básica do sistema geralmente é vendida por US$ 99.
O único sistema operacional que a Dell oferece atualmente para PCs é o Windows, com exceção dos computadores de grande porte para empresas equipados com Linux e usados no segmento de exploração de gás e de petróleo, disse Lord.
O segundo pedido mais comum dos usuários é para que a Dell ofereça o popular pacote de software livre para escritórios OpenOffice, que compete com o Office da Microsoft.



