Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Levantamento

Demanda de empresas por crédito cai 0,7% no semestre

Na comparação de junho deste ano com maio, recuo na procura por crédito foi de 8,7%

A busca das empresas por crédito no primeiro semestre diminuiu 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o segundo pior desempenho da série histórica do Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, lançado em 2007. O resultado negativo divulgado nesta terça-feira só ficou acima dos -6,7% registrados no primeiro semestre de 2009, quando o Brasil foi afetado diretamente pela crise mundial deflagrada em 2008.

Na comparação de junho deste ano com maio, o recuo na procura por crédito foi de 8,7%. No confronto entre junho de 2012 e o mesmo mês de 2011, o recuo medido foi de 7%. Os economistas da empresa creditam o resultado apresentado pelo indicador do primeiro semestre ao "baixo dinamismo da atividade econômica doméstica" e a um cenário de incertezas relacionado à economia mundial.

O setor de serviços foi o que apresentou o maior crescimento da demanda por crédito na comparação dos semestres de 2011 e 2012 (1,4%), seguido pela indústria (0,2%). O setor de comércio foi o único que apresentou recuo, de 2,5%, na mesma base de comparação. Na comparação de junho de 2012 com maio, entretanto, todos os setores diminuíram a demanda por crédito. O setor de serviços liderou a lista, com -9,1% , seguido por comércio (-8,4%) e indústria (-8%).

Na comparação do primeiro semestre de 2012 com o mesmo período de 2011, as pequenas e micro empresas diminuíram em 1,4% a procura por crédito, enquanto as grandes e médias empresas aumentaram em 15,5% e 10,9% a demanda, respectivamente. De acordo com a Serasa Experian, as grandes e médias empresas estão buscando fontes tradicionais domésticas, como créditos bancários e mercantis.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste puxaram o indicador do primeiro semestre para baixo, com redução de 1,2% e 1,8%, respectivamente, da demanda por crédito na comparação com o primeiro semestre de 2011. O Sul, o Norte e o Nordeste do País tiveram altas de 1,0%, 1,3% e 0,2%, respectivamente. Na análise mensal, comparando junho a maio, todas as regiões apresentaram recuo.

O indicador considera uma amostra de cerca de 1,2 milhão de Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.