
Estimulado pelo baixo preço das passagens, o setor aéreo doméstico cresceu 42% no Brasil em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. É o maior crescimento mensal desde 2000, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outubro de 2008, ainda sob o impacto da quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro, o setor encolheu 3,9%.
"É um crescimento surpreendente, avalia o consultor de aviação, André Castellini, sócio da Bain&Company, empresa que tem entre seus clientes a TAM. Desde julho o mercado doméstico vem exibindo taxas mensais de crescimento superiores a 20%, revertendo o baixo desempenho no primeiro semestre.
Na opinião de Castellini, o grande motivador desse crescimento é o "excesso de oferta e a rivalidade entre Gol e TAM. "A demanda foi estimulada pelos preços baixos, afirma ele.
Mesmo com o ambiente de crise no primeiro semestre, as empresas aéreas não reduziram a oferta de assentos com medo de perder mercado para a concorrência.
Em outubro, a oferta de assentos cresceu 20,5%. O aumento da demanda em um ritmo bastante superior ao da oferta em outubro elevou a taxa de ocupação para 72,6%. Em outubro do ano passado, a ocupação ficou em 61,6%.
Mas os preços baixos ajudaram a equilibrar a oferta e a demanda no acumulado do ano. De janeiro a outubro, a oferta cresceu 13,7%, e a demanda, 13,5%.
Segundo Castellini, o excesso de capacidade no setor foi provocado, principalmente, por TAM e Gol. "Mais da metade do crescimento de 20,5% da oferta se deu na TAM e na Gol.O forte crescimento do setor a partir de julho coincide exatamente com o acirramento da guerra tarifária. De acordo com analistas do setor, TAM e Gol entraram em uma disputa por participação de mercado entre elas e também contra as menores Azul, Webjet e Oceanair.



