Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido ao TCU

Deputado pede investigação sobre exoneração de funcionários do IBGE antes da divulgação do PIB

Servidores do IBGE falam em “risco institucional” sob Pochmann
Presidente do IBGE, Marcio Pochmann (Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) ingressou com um pedido de fiscalização sobre uma transição de cargos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A troca teria ocorrido em uma área responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do país pouco antes da apuração dos números de 2025.

No ofício encaminhado ao ministro Vital do Rêgo Filho, do Tribunal de Contas da União (TCU), Sanderson afirma que a data das mudanças coincidiria com a divulgação dos resultados da economia no ano passado. A exoneração de uma importante servidora, por exemplo, ocorreu um mês antes da divulgação dos números e levou a uma onda de demissões voluntária.

VEJA TAMBÉM:

A troca nos quadros expõe a preocupação sobre a politização do IBGE. Seu presidente, Márcio Pochmann, é considerado um dos quadros mais radicais do PT. No documento, o parlamentar sustenta que a mudança no quadro pode violar princípios constitucionais e impactar a credibilidade das estatísticas oficiais.

“Alterações abruptas no quadro de pessoal, especialmente em cargos de chefia e técnicos estratégicos, podem impactar diretamente a continuidade dos trabalhos e comprometer a credibilidade das estatísticas produzidas, essenciais para decisões de governo e para a confiança de investidores, pesquisadores e demais usuários”, escreveu Sanderson.

A reportagem procurou o IBGE para comentar o caso. O espaço segue aberto para manifestações do órgão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.