Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo

Deputado pede que comissão da Câmara fiscalize Petrobras

Jordão pede que sejam fiscalizadas as atividades da empresa nos últimos 15 anos no âmbito de compra e venda de empresas no Brasil

O Palácio do Planalto vai ter que atuar em duas frentes para evitar que a Petrobras passe por investigação na Câmara. Além do pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar a estatal, o deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ) solicitou que a Comissão de Minas e Energia instale um procedimento de fiscalização e controle.

Nesse procedimento, Jordão pede que sejam fiscalizadas as atividades da empresa nos últimos 15 anos no âmbito de compra e venda de empresas no Brasil e no exterior, a movimentação financeira, as receitas obtidas e valores despendidos nas compras.

Também faz parte do pedido que seja apurado o lucro ou prejuízo nas operações, o investimento, além de eventuais irregularidades e ilegalidades nas transações financeiras.

O processo de fiscalização e controle tem um poder de investigação menor do que de uma CPI. Ele não pode, por exemplo, determinar a quebra de sigilos, mas tem previsão para requerer documentos, analisar documentos contábeis e pedir investigações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.