Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automóveis

Designer brasileiro cria nova versão do carro SP-2

Esportivo da Volkswagen foi produzido no início dos anos 70. Linhas arrojadas ganharam nova leitura

O desenho do que seria o novo SP-2 segundo o designer Marcelo Rosa | Divulgação
O desenho do que seria o novo SP-2 segundo o designer Marcelo Rosa (Foto: Divulgação)

O projeto de uma versão moderna do esportivo SP-2, carro produzido pela Volkswagen no início dos anos 70, começa a chamar a atenção dos especialistas em design automotivo. Produzido pelo designer brasileiro Marcelo Rosa, esta releitura do SP-2 feita em computação gráfica ganhou destaque no site americano Serious Wheels, especializado em projetos de automóveis.

Automobilístico pela FUMEC (MG), Rosa desenvolveu o projeto do SP-2 inspiado na onda de "releitura" de modelos antigos, como o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger. "O SP-2 foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para vários outros países", disse Rosa.

"Procurei criar um modelo atual sem perder a identidade visual do SP-2 original, o que é facilmente percebido ao observar o carro, com sua frente marcante e suas faixas refletivas nas laterais." O próximo passo do designer será desenvolver o design interno do veículo. Segundo Rosa, o projeto não tem pretensões comerciais. Mas ajuda muitos fãs do SP-2 a matar a saudade.

Rosa destaca que o design nacional vem se consolidando com a implantação de Centros de Estilo no país. Montadoras como Fiat, GM, Volkswagen, Ford, Renault vêem investindo cada vez mais no desenvolvimento local de produtos. "O brasileiro é extremante criativo, mas o que acontece é uma limitação normal no que é projetado aqui", argumenta. "É diferente projetar o Novo Gol de um esportivo italiano ou um sedã de luxo alemão. O público alvo não é o mesmo, mas a criatividade dos designers brasileiros está lá, no Gol e em todos os modelos criados aqui. Quem sabe um dia a venda de modelos mais refinados alcance maior patamar aqui e influencie seu desenvolvimento local."

Depois do SP-2, o designer acredita que seria interessante novos projetos para a Brasília, Rural Wyllis e o compacto Gurgel BR800/Supermini.

SP-2 foi fabricado de 1972 a 1976

No início dos anos 70, a Volkswagen lançou um carro esportivo "baixinho" para concorrer com o Puma e o Karmann Ghia. Era o SP-2, de 1.158 mm de altura capaz de percorrer 10,5 km com um litro e atingir 160 km/h.

O design arrojado criou a expectativa de um veículo ultraveloz, o que o motor de 75 cavalos não confirmou no asfalto. O SP-2 foi produzido durante quatro anos e saiu de linha em 1976, com pouco mais de 10 mil unidades vendidas.

Leia mais sobre carros no Canal Automóveis

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.