Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Premiação

Destino: Cannes

Festival deste ano teve 40% mais peças inscritas do que no ano passado; Brasil é o segundo país com maior participação

Outdoor criado pela paranaense OpusMultipla para a fabricante de material de limpeza  Condor: agência concorre este ano com 6 peças | Divulgação
Outdoor criado pela paranaense OpusMultipla para a fabricante de material de limpeza Condor: agência concorre este ano com 6 peças (Foto: Divulgação)
Propaganda da Master inscrita em Cannes: agência criou o site

1 de 2

Propaganda da Master inscrita em Cannes: agência criou o site

Brasil é segundo país com mais inscrições no festival deste ano. Confira |

2 de 2

Brasil é segundo país com mais inscrições no festival deste ano. Confira

Mais de 6 mil publicitários de todo o mundo participam a partir do dia 20 da 57.ª edição do Festival Internacional de Cannes – maior e mais importante evento da publicidade mundial. Neste ano, foram inscritas 24.242 peças, vindas de 90 países. É o quarto maior volume da história da premiação. As agências brasileiras participam com 2.115 peças – quase 40% a mais do que em 2009, ano em que o festival sofreu o baque da crise financeira internacional.No material enviado à imprensa, o presidente do festival, Philip Thomas, diz que os números do evento refletem a indústria mundial da comunicação, e que contam uma história "fascinante". "É claro que eles (os números) sugerem que a indústria como um todo está se recuperando das dificuldades de 2009", diz. "E mostram que a recuperação não vem apenas de lugares que esperávamos, como a América Latina e a Índia, mas também de países como Estados Unidos, França, Reino Unido, Suécia e Turquia, que impressionaram." Em 2009, o número de inscrições caiu 20% em relação ao ano anterior.

Segundo um levantamento publicado pela revista especializada Meio&Mensagem, o festival arrecadou este ano 9,84 milhões de euros com as inscrições. As agências brasileiras investiram R$ 1,8 milhão para participar desta edição (incluindo inscrições, viagem, hospedagem e alimentação). Entre os países que tradicionalmente estão entre os maiores competidores do festival, o Brasil foi o que mais aumentou sua presença na comparação com 2009 e a Alemanha, o que mais diminuiu. Assim, os países trocaram de posição no ranking: o Brasil assumiu o segundo lugar, deixando a Alemanha em terceiro.

Paraná

Entre as agências paranaenses, a Master Comunicação é a que vai inscrever mais peças. Ao todo serão 22 trabalhos – entre eles o site "Tabaconomia", no qual era possível calcular o gasto com cigarros, e a campanha do beijo, para o Dia Mundial de Combate à Aids, criada para o Ministério da Saúde. Os demais trabalhos a Master prefere manter em segredo. A Heads inscreveu duas peças: um trabalho para a Volvo participa na categoria Direct, e outra da Rio Sul no segmento de mídia impressa.

O escritório de design ArtOffice, que tem sede em Curitiba e Lon­­dres, vai a Cannes pela segunda vez. A aposta da agência são os projetos Espaço Gourmand Brastemp e Nike Air 22 anos da inovação, ambos criados no ano passado.

O Grupo OpusMúltipla concorre com 6 trabalhos – uma ação de marketing direto, uma peça de design, dois spots de rádio e três outdoors. Além de torcer, o diretor de criação da agência, Renato Cavalher, diz que vai a Cannes para acompanhar, em especial, os cases de comunicação integrada. "Assim como a Copa, o Festival de Cannes é uma caixinha de surpresa. Mas acreditamos que todas as peças inscritas têm potencial", diz. "Agora é torcer e conferir de perto."

A londrinense Jump participa pela primeira vez, com o case "Os sem teatro", criado para a construtora Raul Fulgêncio. "O desafio (do trabalho) era mobilizar a população em favor da causa para pressionar os governantes a construir o teatro em Londrina", conta o diretor de planejamento da agência, Arthur César.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.