Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Dia das Mães de 2009 foi o pior dos últimos 7 anos para o comércio

O comércio varejista brasileiro apresentou crescimento de 1,9% nas vendas do Dia das Mães na comparação com o mesmo período de 2008. Este é o pior desempenho para a data desde 2002, quando as vendas aumentaram apenas 1% no período. Os números fazem parte do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. A data é considerada a segunda mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal.

No Paraná, o crescimento médio nas vendas foi de 3,9%, de acordo com levantamento da Associação Comercial do Paraná (ACP). Apesar do desempenho superior ao nacional, o resultado ficou aquém das expectativas dos comerciantes locais, que apostavam na expansão de 8% nas vendas em 2009.

"O crescimento de 3,9% não é um número para soltar foguetes, mas, tendo em vista os apuros da economia nos últimos seis meses, até que é um resultado razoável", avalia o comerciante Camilo Turmina, proprietário de duas lojas no ramo de joias e relógios.

Ele afirma ter percebido uma mudança no comportamento dos consumidores. "As pessoas continuam comprando, mas em valores menores, e estão evitando o endividamento", avalia.

De fato, o levantamento da ACP mostra que 75% das compras para a data foram realizadas à vista. Este é um dado novo em relação ao histórico do setor, que indica que os consumidores estão mais cuidadosos, evitando contrair dívidas e parcelamentos diante das incertezas em relação ao futuro de seus empregos.

Os comerciantes esperavam que o gasto médio com presentes para o Dia das Mães ficasse em torno de R$ 125. A ACP ainda não consolidou os resultados deste indicador, mas avalia que o valor deve ter ficado um pouco abaixo do esperado, uma vez que o valor havia sido calculado com uma projeção de alta de 8% nas vendas.

Supermercados

Já o setor supermercadista comemora resultados mais expressivos, impulsionado principalmente pelo aumento nas vendas de produtos da linha branca – geladeiras, fogões e máquinas de lavar – que atualmente gozam de redução na alíquota do IPI.

A rede de supermercados Condor afirma que neste ano vendeu 24% a mais que no Dia das Mães de 2008. A rede Wal-Mart aponta um crescimento de 30% no volume de vendas das lojas com as bandeiras Big e Mercadorama em todo o Paraná. "O cliente migrou de eletroportáteis para produtos de maior valor agregado, como os produtos de linha branca", garante a gerente de eletrônicos do Wal-Mart Brasil na Região Sul, Eliane Sachet.

Já a Casas Bahia, maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do país, contabilizou queda média de 17% nas vendas neste mês e de 18% na linha branca, apesar da redução do IPI.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.