Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Dia das Mães eleva as vendas em 30%

As vendas do comércio curitibano para o Dia das Mães já cresceram cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Para garantir um aumento ainda mais expressivo, os lojistas estão oferecendo descontos e brindes para os filhos que deixaram as compras para hoje e amanhã.

Para manter o crescimento de 35% nas vendas registrado em 2005, a Claro oferece dois modelos de celular a R$ 1, atrelados a planos pós-pagos a partir de R$ 69,90 mensais. "É o nosso momento de conquistar clientes novos", diz o diretor regional Francisco de Oliveira. Outro estímulo ao consumidor é o lançamento do aparelho da Motorola V3 Pink, antes oferecido em preto e cinza. A operadora vendeu cerca de mil unidades dos três modelos nas duas primeiras semanas de maio, o dobro de todo o mês de abril.

Já a TIM pretende manter o acréscimo das vendas do ano passado, de 30%, com a oferta de tarifa zero para 500 minutos de ligações mensais aos domingos entre números da operadora, promoção que dura até o fim do ano.

Eletros

Depois do celular, presente preferido neste Dia das Mães, aparecem os eletros, muito pesquisados até agora. Entre os funcionários da loja Ponto Frio do Shopping Curitiba a expectativa pelas vendas de amanhã é grande. "A comissão média dos vendedores aumenta de R$ 40 para R$ 120. E vai ter fila", espera o gerente, Anderson Ortêncio. Este ano, os clientes do shopping recebem minissabonetes Natura a cada R$ 150 em compras. Os participantes da promoção, que no ano passado gastavam em média R$ 300, este ano estão gastando R$ 350. "É um brinde melhor, pois em outros anos demos camisetas e canecas, mais materiais, e o sabonete traz sensações ao cliente", explica a gerente de marketing, Alessandra Furtado. A expectativa de aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado é de 15%.

O diretor de marketing do Polloshop, Ivo Petris, espera o dobro, destacando suas opções de presente a menos de R$ 20. A estratégia é semelhante a do grupo Pão de Açúcar, que colocou em destaque nas lojas (que incluem a bandeira Extra) conjuntos de saia, camiseta e bolero por cerca de R$ 50. Outra novidade especial para a data nos mercados são kits de perfumaria, com sabonete, hidratante e maquiagem a partir de R$ 7,90.

De acordo com a assessoria de imprensa, a promoção visa aumentar em 20% as vendas de ambos os setores. Já eletros e celulares têm vendido muito nas lojas do grupo, o que, ainda de acordo com a assessoria, permite prever um retorno 40% maior em relação ao ano passado.

Lançamento

A indústria aproveitou o momento para lançar produtos, como o Ipod com 30 GB, além de câmeras digitais, minisystems, fornos de microondas, computadores e refrigeradores. Estas são as novidades oferecidas aos consumidores da loja Big da Avenida das Torres, expostas no estacionamento em 40 estandes de fornecedores, ao lado de outros 1,2 mil produtos com descontos que chegam a até 50%. "A expectativa de crescimento de vendas deste departamento em relação ao mesmo período do ano passado é de cerca de 30%", afirma Geraldo Caspary, diretor comercial. Até o encerramento, no domingo, a marca espera receber 120 mil clientes.

Comércio eletrônico

Facilidades como o cartão-presente também são opções da rede Big e do Shopping Curitiba (a partir de R$ 15 e R$ 30, respectivamente). Já o comércio eletrônico deve faturar R$ 140 milhões com o Dia das Mães, 50% mais do que no ano passado, segundo um relatório elaborado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico em parceria com a consultoria e-bit. Os produtos mais procurados são CDs, livros, câmeras digitais e telefones celulares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.