O hotsite específico do Reclame Aqui registrou nesta quarta-feira (19) poucas reclamações ocasionadas pela promoção virtualDia do Consumidor Brasil do Buscapé, que reuniu ofertas de 500 lojas. Até as 19 horas, foram cerca de 100 reclamações, a maior fatia delas relacionada a propaganda enganosa. A promoção termina à meia-noite desta quinta (20).
Segundo o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, consumidores reclamaram que os preços eram diferentes das chamadas -- que destacavam só o custo à vista, por exemplo. Outra reclamação comum é de que o frete estava mais caro em certas lojas. O Buscapé divulgou ao longo da semana que as empresas participantes firmaram um código de ética que vedava maquiagem de preços.
As reclamações foram espontâneas -- Buscapé e Reclame Aqui não firmaram parceria, portanto não havia link direto do site da promoção para o hotsite. Além disso ter influenciado no número de reclamações, Paniago destaca que parte das empresas participantes têm bons índices de atendimento no Reclame Aqui -- das 29 maiores, 11 tinham SAC via chat. Também pode ter pesado, segundo Paniago, o fato de a promoção ter tido baixa procura. "Fizemos uma busca em redes sociais e percebemos poucas menções", avalia.
Levantamento feito pela Gazeta do Povo com 23 produtos destacados na capa do site da promoção estima que o desconto médio foi de 28%. O Buscapé deve divulgar nesta quinta-feira os números da promoção. A expectativa era de faturamento 55% superior ao de uma quarta-feira comum. O site investiu R$ 15 milhões na ação, que deve se tornar anual e tem intenção de alavancar vendas no primeiro trimestre do ano, considerado de baixa procura pelas lojas virtuais.



