
Ouça este conteúdo
No dia 1º de maio se celebra o Dia do Trabalho — e, em muitos lugares do mundo, é sinônimo de feriado e descanso, inclusive no Brasil. Mas essa data vai muito além de um dia sem expediente.
A origem da data remete ao século 19, nos Estados Unidos. Em 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores saíram às ruas exigindo uma jornada de trabalho de 8 horas por dia.
A mobilização terminou em confronto com a polícia e ficou conhecida como o Massacre de Haymarket, em Chicago. Apesar da repressão, o movimento virou símbolo da luta por direitos trabalhistas.
Poucos anos depois, em 1889, um grupo internacional de trabalhadores decidiu oficializar o 1.º de maio como o dia para lembrar essas batalhas e reforçar a importância da união da classe trabalhadora. E assim a data começou a ser celebrada em várias partes do mundo.
Onde é feriado pelo mundo?
Atualmente, a data é feriado em mais de 80 países, incluindo o Brasil, a Argentina, a França, a Alemanha, a Itália e muitos outros.
Curiosamente, nos Estados Unidos, onde tudo começou, o feriado é comemorado em setembro — o Labor Day — para evitar ligações com os movimentos operários mais radicais.
Aqui no Brasil o 1.º de maio virou feriado nacional em 1925. Em 1943, a data foi usada para marcar a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), durante o governo de Getúlio Vargas.
Conteúdo editado por: Maria Carolina Antoniassi Saldanha



