Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Suíça

Diretor-geral do Banco UBS pede demissão

Oswald Grübel foi substituído de forma interina por Sergio P. Ermotti, indicou o banco, que na semana passada registrou uma perda de 2,3 bilhões de dólares devido às operações especulativas não autorizadas

Oswald Grübel apresentou sua renúncia ao principal banco suíço | AFP
Oswald Grübel apresentou sua renúncia ao principal banco suíço (Foto: AFP)

O diretor-gerente do banco suíço UBS, Oswald Grübel, apresentou sua renúncia e o Conselho de Administração do principal banco suíço a aceitou, indica um comunicado do estabelecimento bancário neste sábado (24).

Oswald Grübel foi substituído de forma interina por Sergio P. Ermotti, indicou o banco, que na semana passada registrou uma perda de 2,3 bilhões de dólares devido às operações especulativas não autorizadas de um de seus corretores na bolsa.

Kaspar Villigier, presidente de UBS, indicou no comunicado que o Conselho lamentava a decisão de Oswald Grübel. "Esta decisão testemunha a firmeza de seus princípios e integridade", acrescenta.

O corretor Kweku Adoboli, detido em Londres, foi indiciado esta semana por operações fraudulentas milionárias no banco suíço UBS.

O corretor trabalhava com produtos financeiros complexos, no departamento de ETF ("Exchange Traded Funds", fundos cotados na bolsa que se comportam como ações), no setor de ações europeias.

O perfil de Adoboli lembra o de Jerome Kerviel, o corretor que provocou um prejuízo de cinco bilhões de euros ao banco francês Société Générale em 2008 com transações não autorizadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.