Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Selic

Divergência no Copom é natural, diz Mantega

Ministro diz que há espaço para mais cortes nos juros, mas não especifica de quanto. Ele diz que ex-presidente do BNDES poderá trabalhar no Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (18) que considera "natural" a divergência ocorrida entre os membros do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na decisão sobre os juros básicos da economia. O Copom reduziu em 0,25 ponto percentual, para 12,5% ao ano. Quatro membros votaram pela redução de 0,25 ponto, enquanto três queriam uma redução mais acentuada, de 0,5 ponto percentual.

"Prefiro não tirar nenhuma conclusão. Fiquei feliz que caiu 0,25 ponto percentual. O Brasil está indo na direção certa. O crescimento prova isso. Que a política monetária [definição dos juros pelo BC] está adequada. Não fiquei surpreso [com a divergência]. É natural que haja ponto de vista divergentes. Já aconteceu antes", disse Mantega a jornalistas.

O ministro acrescentou que, no Federal Reserve (o BC norte-americano), o sistema é semelhante ao adotado no Brasil, também permitindo divergências entre os participantes. Mantega acrescentou que o comportamento da inflação no Brasil "abre espaço para novos cortes". Entretanto, disse que não sabe de quanto os cortes futuros poderiam ser. "Queda dos juros sempre pode ajudar a conter a queda do dólar. Não de maneira cabal, mas contribui para uma valorização menor do real", disse, em resposta a perguntas.

Fiocca no Tesouro Nacional?

O ministro Mantega não confirmou se o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, que já trabalhou com ele no Ministério do Planejamento e no próprio BNDES, virá para a Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente ocupada por Tarcísio Godoy, funcionário de carreira da instituição.

"[Fiocca] sempre terá um lugar no Ministério da Fazenda. Se ele quiser trabalhar aqui na Fazenda, está convidado. Temos vários cargos aqui. Ele está saindo de férias e não quer saber de trabalho agora. Não há nada definido", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.