• Carregando...

O dólar fechou em leve alta nesta quinta-feira (27), interrompendo o ciclo de três baixas desta semana. A moeda norte-americana teve alta de 0,26% no dia, fechando a R$ 2,281.

O dia foi influenciado pelo fluxo de recursos em um mercado de poucos negócios, já que o mercado americano esteve fechado em comemoração ao Dia de Ação de Graças.

O dólar passou grande parte do dia em queda, num movimento de ajuste frente à recuperação dos mercados acionários internacionais na véspera. Mas nos últimos minutos da sessão virou e acabou fechando em leve alta. "Foi um fluxo de saída, não muito forte", disse Rodrigo Nassar, gerente da mesa financeira da Hencorp Commcor.

Segundo o analista, nem mesmo a tradicional disputa pela Ptax de final de mês conseguiu atrair os agentes para o mercado nesta sessão. O volume (de negócios) é muito fraco, muito inferior aos dos últimos dias", ressaltou.

A última Ptax do mês é usada para a liquidação de contratos futuros e outros derivativos. Assim, os agentes procuram trazer a cotação para níveis mais favoráveis de acordo com suas posições em aberto. Os estrangeiros, por exemplo, tinham mais de US$ 13 bilhões em posições compradas (com aposta na alta do dólar).

Alberto Dwec, gerente de câmbio da Corretora Souza Barros, resumiu o pregão: "Com o feriado no exterior, você não tem muito motivo nem para subir nem para cair, é um dia tão fraco que nem vale a pena fazer comentário."

Pior já passou?

A consultoria UpTrend alerta que os recentes dias de humor positivo tanto aqui quanto nos Estados Unidos levantam questionamentos sobre se o pior já passou. Na avaliação da UpTrend, contudo, o momento exige cautela. "Estamos passando, ainda, pelo pior momento macroeconômico da crise e a volatilidade está longe de ser mitigada. Portanto, os reveses ainda são possíveis."

Para a consultoria, o que vem garantindo certo alívio aos investidores são as entradas de recursos na economia, com os planos anunciados nos EUA e Europa, as ações que estão sendo planejadas pelo novo governo norte-americano, assim como a boa recepção aos nomes da equipe do presidente eleito Barack Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]