Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Dólar mantém trajetória de alta; Ibovespa oscila

O dólar mantém a trajetória de alta e opera com valorização de 0,05% nesta sexta-feira, após subir 1,72% nesta quinta. A moeda americana está cotada a R$ 1,893 para a venda e chegou a bater em R$ 1,90 pela manhã. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa, replicando o cenário externo, em mais um dia de aversão ao risco nos mercados. O pregão está volátil e por volta de 12h28 operava em leve baixa de 0,02%.

Segundo operadores, os investidores que apostavam na queda do dólar, com aplicações em contratos de venda, estão mudando suas posições. Com a piora do cenário europeu e a falta de consenso entre republicanos e democratas para reduzir a dívida nos EUA, o mercado agora aposta no avanço da divisa americana. Na semana, a moeda já acumula ganhos de 6,11% até esta quinta.

O mercado ficou mais desiludido na Europa após uma reunião, nesta quinta-feira, entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, não resultar em medidas práticas para combater a crise das dívidas na zona do euro. Os três se comprometeram a aumentar a integração fiscal entre os 17 países do euro, mas ainda vão estudar como fazer isso.

Nesta sexta, os principais pregões europeusa operam com valorização: Frankfurt sobe 0,62%; Paris, tem alta de 0,34% e na Inglaterra a valorização é de 0,21%. Apenas em Madri a a Bolsa está em queda de 0,50%.

Nesta sexta, o foco de tensão se volta para a Itália. Os títulos de curto prazo do país a atingiram os maiores níveis de juros desde a introdução do euro. Os juros do bônus de 2 anos chegou a 7,60% e os bônus de 5 anos atingiram 7,76%. O Banco Central Europeu está comprando os títulos italianos no mercado secundário. A Itália vendeu 8 bilhões de euros em um leilão de títulos de 6 meses e 2 bilhões de euros em bônus de 24 meses. Na Europa, as principais bolsas operam em queda.

Nesta sexta, as principais bolsas da Ásia fecharam em baixa, com investidores ainda temerosos com o futuro da crise na Europa. Na China, o índice Xangai Composto caiu 0,7% e o Shenzhen Composto recuou 0,7%. Em Hong Kong a queda foi de 1,4% e na Coréia do Sul de 1%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.