• Carregando...

O dólar fechou em leve baixa nesta segunda-feira, acompanhando a tendência do mercado internacional em uma sessão volátil, marcada pela expectativa de novas intervenções do governo no câmbio.

A moeda norte-americana caiu 0,47 por cento, a 1,701 real. Enquanto o mercado local encerrava as operações, o dólar tinha queda de 0,48 por cento frente às principais moedas, com o euro perto de 1,40 dólar.

A queda generalizada do dólar no exterior ocorreu no primeiro dia útil após a reunião dos ministros do G20, na Coreia do Sul. Apesar do consenso de que os países devem evitar medidas para desvalorizar suas moedas, o encontro não chegou a um acordo sobre metas ou medidas concretas sobre o câmbio.

"Com certeza, isso não representa um obstáculo para os planos do Federal Reserve de fazer mais uma rodada de estímulo monetário", afirmou Marc Chandler, economista da Brown Brothers Harriman, em referência à reunião do banco central dos Estados Unidos no início de novembro. A possibilidade de que o Fed ofereça mais estímulos é a principal razão por trás da queda da moeda norte-americana nas últimas semanas.

No Brasil, o mercado foi pautado pela especulação de que o governo poderia reintroduzir a cobrança de imposto de renda sobre os ganhos de capital dos investidores estrangeiros em renda fixa. Segundo Luiz Antônio Abdo, gerente da mesa de câmbio da corretora Souza Barros, esse foi o principal motivo para que o dólar chegasse a subir a 1,71 real.

Perto do fechamento, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que o governo esteja estudando a medida. Ele acrescentou que as decisões já tomadas, como o imposto de 6 por cento sobre a entrada de dólares para renda fixa, parecem ser de "bom tamanho".

Na agenda de dados, o Banco Central divulgou déficit de 3,850 bilhões de dólares em transações correntes em setembro e investimento estrangeiro direto de 5,391 bilhões de dólares.

Já o fluxo de dólares para o país em outubro, segundo o BC, está positivo em 3,793 bilhões de dólares até dia 21.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]