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Quando o cliente escolhe retirar a compra na loja, a plataforma consulta em tempo real o estoque das unidades e retorna como opções apenas as lojas em que há o produto no estoque. | Divulgação/Droga Raia
Quando o cliente escolhe retirar a compra na loja, a plataforma consulta em tempo real o estoque das unidades e retorna como opções apenas as lojas em que há o produto no estoque.| Foto: Divulgação/Droga Raia

A rede de farmácias Droga Raia embarcou na nova tendência do varejo e está oferecendo aos seus clientes a possibilidade de comprar produtos pelo site, aplicativo ou televendas e retirar na loja mais próxima, em até uma hora. O serviço já está disponível em todas as 780 unidades da rede em nove estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

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“É o maior compre e retire do Brasil. Em vez de mandar o pedido ao um centro de distribuição, checamos online, em tempo real, em velocidade fora do comum no varejo, qual a loja mais próxima com o produto em estoque”, afirma Diego Kilian, diretor de Vendas Multicanal da empresa.

No site ou no aplicativo, o cliente se cadastra, faz o login e escolhe os produtos que deseja comprar. Antes de finalizar a compra, pode escolher como deseja fazer a retirada dos produtos: na loja mais próxima em até uma hora ou, então, por meio de delivery com o prazo de entrega condicionado à região do pedido. Em cidades como Curitiba e Porto Alegre, por exemplo, a entrega também é feita em até uma hora, segundo Kilian.

Se o cliente escolhe retirar a compra na loja, a plataforma consulta em tempo real o estoque das unidades e retorna como opções apenas as lojas em que há o produto no estoque. O cliente vai sendo notificado por e-mail sobre o status do seu pedido.

Desde julho deste ano, quando todas as lojas da rede foram integradas, segundo Kilian, a adesão ao serviço “compre e retire” tem sido acima do esperado. Hoje, mais da metade dos pedidos online já são atendidos pelas lojas físicas da rede. O objetivo, explica ele, é oferecer ao cliente exatamente a mesma experiência de compra em todos os canais, permitindo que ele possa escolher qual a melhor ambiente para a compra e retirada dos itens em qualquer diferença de benefícios e vantagens.

A integração de canais de venda ou estratégia omnichannel (multicanalidade) é uma tendência que chegou com força no varejo brasileiro. A Via Varejo, dona das Casas Bahia e Pontofrio, ampliou a retirada de compras online em lojas e agências dos Correios no Paraná, aposta feita também pelo Magazine Luiza com adoção de uma logística multicanais. A Natura também redesenhou sua estratégia de negócio para diversificar e integrar seus canais de venda dentro da lógica omnichannel.

Casamento perfeito entre tecnologia e capilaridade da rede

Além da questão tecnológica, que permite a consulta em tempo real do estoque das lojas para sugerir aquelas que estão mais próximas ao usuário, Kilian destaca a capilaridade da rede como fundamental para que este serviço funcione realmente – só da Droga Raia são 780 unidades em nove estados. “Também precisa ter eficiência operacional na ponta, na loja, para entregar rápido”, afirma.

Sob a justificativa de que são informações estratégicas, a empresa não abre o valor do investimento na integração dos canais e o perfil do consumidor que opta por esse tipo de serviço. Kilian diz apenas que esse consumidor é, por natureza, multicanal, acostumado a transitar e comprar em todos os tanto no ambiente físico quanto virtual.

A Droga Raia é uma das bandeiras do grupo RD junto com a Drogasil. Desde o final de julho, o serviço de “compre e retire” está disponível em todas as 1.700 unidades do grupo espalhadas em 22 estados brasileiros. A RD planeja encerrar 2018 com 240 novas lojas, 93 delas só da Droga Raia. Em 2019, mais 240 lojas da rede devem ser inauguradas.

“Com a ajuda da tecnologia estamos usando a capilaridade da rede para oferecer esta experiência omnichanel ao consumidor”, afirma Kilian.

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