• Carregando...

O economista francês Thomas Piketty, um professor da Escola de Economia de Paris até recentemente pouco conhecido, é maior que Marx.

A afirmação serve de ironia no título da reportagem da nova edição da revista "Economist", que aponta que a obra "Capital in the Twenty-First Century", uma reflexão sobre a desigualdade, tornou-se o livro mais vendido da Amazon.com.

A obra de Piketty, uma análise das preocupações econômicas prioritárias da atualidade, tem muitos méritos, segundo a publicação.

"Abastece o leitor de uma explicação simples para o crescimento da desigualdade", prossegue a revista, relembrando o argumento do autor de que a riqueza geralmente avança mais rápido que a economia e que são raras as forças que neutralizam sua tendência natural de se concentrar. As grandes riquezas atraem grandes oportunidades de investimento.

A "Economist", entretanto, menciona também as muitas críticas apontadas à obra do francês, começando pelo ataque ao título, uma alusão sem modéstia a Marx.

A taxação da riqueza proposta por Piketty é criticada como politicamente inviável e mais motivada por ideologia do que pensamento econômico, lembra a revista.

Para um de seus defensores, Paul Krugman, Piketty e colegas como Anthony Atkinson, de Oxford, e Emmanuel Saez, de Berkeley, são responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas estatísticas que tornam possível rastrear a concentração de renda e de riqueza no passado distante, até o começo do século 20, no Reino Unido e nos EUA, e até o final do século 18 na França.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]