Boa notícia para quem está pensando em montar sua rede sem fio: a concorrência está aumentando. A empresa mineira Coletek, que no ano passado começou a distribuir no país os produtos da taiwanesa Edimax, planeja começar a fabricar no Brasil os roteadores wireless com a marca da parceira. A produção deve começar em agosto, pelos modelos de 54 megabits por segundo (mbps), na unidade da empresa em Varginha (MG). Com a produção local o preço deve cair, de acordo com o gerente-geral da Coletek, Carles Blagitz.
Atualmente a linha brasileira da Edimax inclui roteadores de 54 mbps e também de 300 mbps, com preços que vão de R$ 160 a R$ 330. São produtos que se encaixam tanto no ambiente do usuário doméstico quanto no de pequenas empresas. A empresa está também se preparando para colocar no mercado roteadores 3G, para usar a banda larga móvel. "Esse é um produto bem interessante", define Blagitz. Ele funciona como um roteador normal, ligado a uma rede ADSL, mas é capaz de acessar a estrutura 3G das operadoras de celular caso haja problemas de conexão. "Funciona como uma redundância, para evitar que o usuário fique sem internet", explica.
A ambição da Coletek para as linhas Edimax é grande. A empresa prevê de que a marca represente de 15% a 20% de seu faturamento em 2009, e deve ocupar uma fatia de 15% de market share no país. Por isso, Blagitz tem investido no treinamentos para as revendas, no centro de desenvolvimento que a empresa tem em São Paulo. Para preparar o mercado e facilitar o processo de venda, os canais receberão projetos OTB (Out of The Box), com o conceito "Faça você mesmo". São como manuais com cenários práticos de configuração, contendo especificações, configurações e diagramas para simplificar a montagem da rede sem fio. O suporte técnico dos produtos da linha Edimax inclui também vídeos no YouTube que ensinam o passo a passo de configurações mais avançadas para a linha.
Além dos produtos da Edimax, a Coletek fabrica fontes, leitores de cartão, caixas de áudio e outros periféricos.



